Defensoria pede indenização a morador de rua agredido por empresários
Vídeo de Anderson Luis, de 26 anos, sendo agredido por Hildebrando José e Adonias Correia viralizou nas redes sociais no ano passado
atualizado
Compartilhar notícia
A Defensoria Pública de Mato Grosso entrou com uma ação civil pública contra Hildebrando José Pais dos Santos e Adonias Correia de Santana, conhecido como “Tiririca”, por agressão contra o andarilho Anderson Luis da Silva Zahn, de 26 anos.
O caso ocorreu em Sinop, em Cuiabá (MT), em abril do ano passado. A ação foi proposta pela 4ª Defensoria Cível de Sinop e do Grupo de Atuação Estratégica em defesa da População em Situação de Rua (Gaedic Pop Rua).
Relembre o caso:
Na ação, a defensoria pede indenização de R$ 700 mil por danos individuais cometidos contra Anderson e R$ 1 milhão a título de danos coletivos causados às pessoas em situação de rua, valor que seria destinado ao Fundo Estadual de Defesa das Pessoas em Situação de Rua.
A ação “visa a reparação dos danos sofridos por um cidadão em situação de rua e, junto com ele, de toda uma coletividade de pessoas que se encontram nessa mesma situação jurídica, em virtude dos desprezíveis atos perpetrados pelos requeridos que, sem qualquer razão e justificativa, desferiram violência verbal, física e psicológica em desfavor”.
Entenda o caso
Segundo os autores da ação, além de ter sido agredido, Anderson ainda foi vítima de humilhação a nível nacional, colocando não só a vítima em situação vexatória como também todas as pessoas que vivem em situação de rua “que se sentiram ainda mais desprezados e marginalizados em razão da infeliz desigualdade social vivenciada no Brasil”.
À época, Hildebrando e Adonias alegaram, em depoimento, que estavam arrependidos de agredir o homem. No entanto, dias antes, o empresário Adonias, que foi quem deu o tapa, disse nas redes sociais dele que não se arrependia da agressão e que faria novamente.