metropoles.com

Defensoria diz que restrição em planos de saúde é inconstitucional

Decisão de junho deste ano permite que agências neguem a realização de atendimentos e coberturas que não estão previstos em lista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
DPU
1 de 1 DPU - Foto: Divulgação

A Defensoria Pública da União (DPU) apontou, por meio de uma nota técnica, que a Agência Nacional de Saúde (ANS) violou a Constituição Federal ao estabelecer um rol taxativo da cobertura de planos de saúde. Para o órgão, a iniciativa é “inconstitucional”.

O documento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), e declara que o papel da ANS é defender o interesse do público na assistência suplementar à saúde e, ao limitar os procedimentos autorizados àqueles expressamente listados, estaria extrapolando os limites de seu poder regulador.

“Logo, sob pena de desviar-se dos seus pressupostos de constituição, não pode a ANS editar regulamentação que atente contra o interesse público, sendo este representado na proteção dos consumidores, os quais correspondem à parte vulnerável nas relações de consumo com as operadoras de planos de saúde”, diz a nota.

Segundo os defensores, a limitação caracteriza “vulneração do direito à vida, do direito à saúde e da dignidade da pessoa humana. Desequilibra, ainda, a relação consumerista estabelecida entre a parte hipossuficiente, os consumidores, e os planos de saúde”.

Veja a nota:

Nota da DPU sobre planos de saúde by Metropoles on Scribd

O que é o rol taxativo

No dia 8 de junho, ao decidir que o rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) seria taxativo, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou que a cobertura dos planos de saúde se restrinja somente a procedimentos previstos em uma lista já definida.

Anteriormente, o documento era visto como exemplificativo, aceitando o acréscimo de tratamentos para atender às necessidades dos pacientes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?