metropoles.com

Defensoria cita Supremo e cobra a PM do Rio pela morte da menina de 5 anos

Decisão do Supremo Tribunal Federal restringe ações policiais em favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução Internet
Ana Clara Machado, morta com um tiro em Niterói no dia 2/2.
1 de 1 Ana Clara Machado, morta com um tiro em Niterói no dia 2/2. - Foto: Reprodução Internet

Rio de Janeiro – A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) encaminhou ofício ao comandante do 12º Batalhão de Polícia, em Niterói, região metropolitana do Rio, solicitando informações sobre a ação em que acabou morta a menina Ana Clara Machado, de 5 anos.

Segundo a Polícia Militar, uma equipe patrulhava uma estrada próxima à comunidade Monan Pequeno, no bairro Pendotiba, também em Niterói, quando foi atacada a tiros por criminosos, na última terça-feira (2/2). Os policiais revidaram e, em seguida, foram alertados por moradores sobre uma criança atingida por disparos. A

na Clara brincava na porta de casa quando foi atingida por um tiro. A menina ainda foi socorrida mas não resistiu.

No ofício remetido ao comando do 12º BPM (Niterói), nesta quinta-feira (4/2), a Defensoria ressaltou que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), do ano passado, restringiu ações policiais em favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia de Covid-19.

Militar preso

A Justiça do Rio converteu a prisão em flagrante do cabo da Polícia Militar Bruno Dias Delaroli para preventiva. Ele é suspeito de ter efetuado o disparo que causou a morte de Ana Clara Machado.

A decisão foi da juíza Monique Correa Moreira, da 1ª Vara Criminal de Niterói, durante audiência de custódia. O cabo da PM foi autuado por homicídio doloso com dolo eventual.

Para a magistrada, o não relaxamento da prisão, solicitado pela defesa do policial lotado no 12º BPM (Niterói), foi para garantir a integridade do andamento das investigações da Delegacia de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG).

Na audiência, a defesa do PM solicitou a liberdade provisória do policial, alegando que Bruno Delaroli revidou injusta agressão a tiros e que não retornaria ao local para ameaçar testemunhas. Segundo informações da Justiça, o policial responde a outro processo por homicídio.

Revolta

A mãe de Ana Clara Machado, Cristiane da Silva, acusou a Polícia Militar de ser a responsável pela morte da menina de 5 anos. Ela afirmou que ouviu um policial militar falar para o outro: “Você fez besteira”, referindo-se ao tiro que atingiu a criança.

“Eles [os PMs] subiram e viram dois meninos sentados, mexendo em um celular. Os policiais, então, atiraram. Um dos meninos se rendeu, mas um PM continuou dando tiros. De lá, conseguiu acertar minha filha. O menino continuou falando: ‘Sou morador, sou morador’. Eu corri para ver minha filha, que estava no chão. Ele [o militar] foi falar com o menino, e um policial falou para o outro: ‘Você fez besteira, você fez besteira'”, lembra.

“Eu gritava para ele socorrer minha filha, que estava com um osso exposto. Fiquei gritando: ‘Salva minha filha’, e ele pegou a Ana Clara de qualquer jeito. Eu falei para eles: ‘Vocês mataram a minha filha, acabaram com a minha vida’”, contou Cristiane. “Minha filha era uma garota de 5 anos que queria crescer e salvar vidas. Agora, tiraram a vida dela”, continua a mãe.

O corpo da menina Ana Clara Machado foi enterrado, na tarde desta quarta-feira (3/2), no cemitério São Francisco Xavier, em Niterói, sob forte comoção e revolta da família.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?