metropoles.com

Defensores públicos protocolam pedido de “lockdown” para todo o Maranhão

O documento pede que a medida seja aplicada em todos os 217 municípios do estado, pelo período de 14 dias, podendo ser prorrogada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Com falta de oxigênio, Itacoatiara faz corrida a Manaus para reabastecer cilindros do gás
1 de 1 Com falta de oxigênio, Itacoatiara faz corrida a Manaus para reabastecer cilindros do gás - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Três defensores públicos querem obrigar o governo do Maranhão a adotar medidas de restrição total das atividades não essenciais, o “lockdown”, para conter o avanço da pandemia do coronavírus. A Justiça do estado foi acionada nessa segunda-feira (1º/2).

O texto, protocolado na 1ª Vara de Intereses Difusos e Coletivos de São Luís, pede que a medida seja aplicada em todos os 217 municípios do Maranhão, pelo período de 14 dias, podendo ser prorrogada. As informações são do G1.

O documento é resultado do expressivo aumento do número de casos da doença no estado e o aumento do número de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que ultrapassa os 80%.

A medida é assinada pelos defensores públicos Clarice Viana Binda, titular do núcelo de Direitos Humanos; Cosmo Sobral da Silva, titular do núcleo de Defesa da Saúde, da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa; e Diego Carvalho Bugs, defensor do núcleo regional da Raposa. Não há prazo para o julgamento do pedido.

Os defensores ainda pedem a restrição da circulação de veículos particulares, a suspensão do serviço de transporte rodoviário intermunicipal, a limitação do funcionamento do transporte público urbano e a proibição de música ao vivo ou mecânica, inclusive ambiente, em bares e restaurantes.

A fiscalização seria realizada pelas polícias Civil e Militar, com o apoio do governo estadual.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?