metropoles.com

Defensores de Bolsonaro protestam em frente à embaixada da França

Manifestantes entregaram mudas de pau-brasil na sede francesa e criticaram a interferência internacional na Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/ Metrópoles
Protesto-na-embaixada-da-França
1 de 1 Protesto-na-embaixada-da-França - Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles

Manifestantes entregaram mudas de pau-brasil e outras árvores em frente à Embaixada da França, em Brasília, neste domingo (25/08/2019). Defensores do governo de Jair Bolsonaro (PSL) protestaram contra as declarações do presidente francês, Emannuel Macron, sobre a Amazônia.

“Pau Brasil pra França! Pau Brasil pra França! A riqueza da Amazônia é nossa!”, bradaram. Dezenas de pessoas participaram do ato, com carro de som, buzinas e muitos gritos. A Polícia Militar do DF montou um pequeno bloqueio na porta da embaixada. “Saiam daqui os socialistas, os comunistas, do tipo Macron. A Amazônia pertence aos brasileiros”, gritavam.

“Nós estamos ofendidos pela interferência internacional. Não compactuamos com soberania relativa”, dispararam os organizadores, do alto do trio-elétrico. O grupo bradou que a França precisa de reflorestamento, e que o país europeu deve focar na reconstrução da Catedral de Notredame. Ao longo do ato, os manifestantes criticaram o papel de Organizações Não Governamentais (ONGs) e o G7.

6 imagens
1 de 6

JP Rodrigues/ Metrópoles
2 de 6

JP Rodrigues/ Metrópoles
3 de 6

JP Rodrigues/ Metrópoles
4 de 6

JP Rodrigues/ Metrópoles
5 de 6

JP Rodrigues/ Metrópoles
6 de 6

JP Rodrigues/ Metrópoles

Segundo o militar da reserva e coordenador do Movimento Brasil, Winston Rodrigues Lima, 58, a França se diz ambientalista mas não é. “Ela preserva um percentual ridículo de florestas nativas. Não chega à 3%. No Brasil temos mais de 60% preservado”, alfinetou.

Do ponto de vista de Rodrigues, os dados sobre as queimadas estão sendo manipulados para inflamar a crise internacional. “Na região amazônica toda você vai ver que o número geral das queimadas é o menor dos últimos 15 anos. Mas se você pegar um estado, subiu um pouquinho. Eles estão pegando dados de estados e dizendo que é de toda região amazônica” argumentou.

Resposta

Maria da Penha, 69 anos, moradora do Guará, afirmou que a manifestação é em resposta ao protesto feito em frente à Embaixada do Brasil na França. “Nós estamos falando aqui para os franceses, em especial o Macron, que Bolsonaro não é mentiroso. Ele é nosso presidente eleito democraticamente. Mostra as embaixadas as árvores cortadas em frente da embaixada da França. Estão todas cortadas”, alfinetou.

Para o contador e , Ricardo Pimentel, a Amazônia e suas riquezas pertencem aos brasileiros. “O Exército brasileiro já demonstrou que vai garantir a soberania internacional”, assinalou. Do ponto de vista do morador do Park Way, está havendo interferência indevida de organismos internacionais no debate.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?