metropoles.com

Decreto sobre empréstimo às distribuidoras pode encarecer conta de luz

Publicado nesta sexta-feira (14/1), o documento abre espaço para Aneel definir valor do empréstimo para distribuidoras do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
aneel
1 de 1 aneel - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Decreto publicado pelo governo federal no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14/1) permite empréstimo às distribuidoras de energia elétrica, com a finalidade de amenizar as perdas provocadas pela crise hídrica.

Os valores gastos nos empréstimos serão debitados na conta de luz do consumidor, que já sente o peso de outros empréstimos e custos do setor, como a Conta-Covid (crédito emergencial a distribuidoras de energia).

Segundo o governo federal, a medida foi necessária por causa da crise hídrica, que pressionou as distribuidoras a comprarem energia de termelétricas mais caras.

Quando a tarifa extra estava sendo discutida, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) defendia um valor acima de R$ 20. Entretanto, para evitar o desgaste político de um aumento muito expressivo nas contas de luz e um impacto ainda maior na inflação, o governo criou a chamada tarifa de escassez hídrica, adicionando R$ 14,20 por cada 100 kw/h consumidos. A taxa, no entanto, não foi suficiente para cobrir todos os custos.

Depois do decreto, a Aneel poderá calcular a bandeira tarifária, o custo da importação de energia e, dessa forma, definir o montante a ser liberado para as distribuidoras via empréstimo em instituições financeiras.

O empréstimo já havia sido permitido em medida provisória publicada em dezembro, mas precisava de regulamentação para ter seus valores definidos.

Confira o decreto na íntegra:

In PDF Viewer by Tacio Lorran Silva on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?