metropoles.com

Decreto reserva 30% de vagas de estágio no setor público a negros

“É muito difícil o início na vida profissional, principalmente para os negros. Isso é indiscutível”, afirmou ministro dos Direitos Humanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istock
African american male student showing thumb with group of international students
1 de 1 African american male student showing thumb with group of international students - Foto: Istock

O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira (28/6) decreto que reserva 30% das vagas de estágio na administração pública federal direta e indireta a estudantes negros.

O Ministério dos Direitos Humanos afirma que a mudança será aplicada na administração pública, autarquias, fundações públicas e sociedades de economia mista controladas pela União, e também na contratação de jovens aprendizes.

O secretário nacional de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, explicou que a adesão à cota será facultativa, mesmo para ministérios e órgãos da administração direta. “Nosso trabalho é para buscar adesão de outros órgãos. O presidente deixou claro que os órgãos do governo farão a adesão, é a direção do presidente”, disse.

Por isso, nesta quinta (28) os principais bancos estatais, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além do Banco do Nordeste e da Petrobras, tiveram que aderir à política criada pelo governo. Em cerimônia no Palácio do Planalto, Temer destacou que os dirigentes dessas estatais subscreveram imediatamente o decreto. Outras estatais, porém, como os Correios, ainda não assinaram.

O presidente afirmou também que o decreto é “uma medida importante para a inserção da juventude negra no mercado de trabalho”. “Estamos destinando 30% das vagas de estágio no governo federal. Estamos cumprindo um dos pilares do nosso governo, que é a responsabilidade social”, afirmou o presidente em cerimônia no Palácio do Planalto.

O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, destacou que o decreto, ao fixar o patamar de 30% das vagas reservadas, vai além ao que determina a lei de cotas em concursos públicos – cujo porcentual é de 20% em concursos públicos.

Segundo a pasta, as vagas reservadas em processos seletivos de estagiários serão abertas à concorrência de candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição, conforme o quesito cor ou raça do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

“O decreto é um incentivo aos jovens negros e negras para iniciar sua carreira profissional. Essa ação histórica e afirmativa representa a construção de uma democracia com justiça social”, disse o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo. Ele classificou o mercado de trabalho como “excludente”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?