metropoles.com

Decreto de Garantia da Lei e da Ordem não deve ser prorrogado

No entanto, o Palácio do Planalto fará reuniões para monitorar as desmobilizações relacionadas à greve dos caminhoneiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ALEXANDRE BRUM/ESTADÃO CONTEÚDO
EXÉRCITO REFORÇA SEGURANÇA NAS RUAS DO RIO POR CONTA DA VISITA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MICHEL TEMER
1 de 1 EXÉRCITO REFORÇA SEGURANÇA NAS RUAS DO RIO POR CONTA DA VISITA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MICHEL TEMER - Foto: ALEXANDRE BRUM/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Michel Temer não deverá prorrogar o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), medida com validade até segunda-feira (4/6), que prevê o emprego das Forças Armadas em todo o país na desobstrução de estradas. A decisão definitiva será tomada após avaliação de situação na segunda, quando o governo espera que estejam solucionados os dois últimos pontos de preocupação ainda existentes: porto de Santos e Rio Grande do Sul.

Há também uma atenção especial em relação à entrada de Fortaleza, onde houve conflitos no meio da semana e a situação não é de total tranquilidade e dispersão.

A não prorrogação da GLO em todo o país, de acordo com interlocutores do presidente, não significa desmobilização do governo em relação ao monitoramento das manifestações. A reuniões continuarão a ser realizadas no Palácio do Planalto, no fim de semana, inclusive.Neste sábado, um encontro está previsto para às 10h. O governo entende que precisa estar atento a todas as mobilizações porque considera que existe uma verdadeira “guerrilha digital”.

As Forças Armadas ainda estão presentes, nesta sexta-feira, garantindo as operações no Porto de Santos, em São Paulo, em Suape, Pernambuco, e no Rio Grande do Sul. Em Chorozinho, no Ceará, embora a situação seja considerada sob controle, há temor de recrudescimento da mobilização porque a agitação ainda é muito grande entre os caminhoneiros.

Em Brasília, o governo está monitorando de perto, também, a tentativa de mobilização do representante dos motoristas autônomos do Centro Oeste e filiado ao Podemos de São Paulo, o caminhoneiro Wallace Landim, conhecido como Chorão. Ele divulgou vídeo convocando representantes da categoria para ir a Brasília protestar contra o governo de Michel Temer. Embora ele tenha 12 mil seguidores nas redes sociais, e tenha anunciado que mais de mil estariam presentes no protesto organizado por ele, apenas três caminhões estiveram no estacionamento do Estádio Mané Garrincha para ouvi-lo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?