metropoles.com

Gilmar Mendes: decisão sobre remédio mais caro do mundo afeta 55 casos

A decisão foi tomada pelo ministro do STF Gilmar Mendes e versa sobre o remédio Elevidys, usado para tratar a Distrofia Muscular de Duchenn

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação / Sarepta
Imagem colorida do remédio Elevidys - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do remédio Elevidys - Metrópoles - Foto: Divulgação / Sarepta

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes retirou a obrigação da União de comprar o remédio mais caro do mundo. O medicamento chamado Elevidys é utilizado para tratar a Distrofia Muscular de Duchenne e, atualmente, custa R$ 17 milhões.

Gilmar Mendes considerou, em sua decisão, que a compra do medicamento solicitado em 55 ações era “insustentáveis para o SUS”. O ministro, então, suspendeu todas as decisões liminares que obrigavam a União a comprar o remédio.

A Distrofia de Duchenne é uma doença rara que provoca degeneração muscular progressiva.

Gilmar Mendes falou sobre a sensibilidade do tema, mas atendeu ao pedido da União ao compreender que o comprometimento orçamentário seria muito alto.

“Como informa a União, caso fossem deferidos todos os pedidos formulados nas ações em curso (55), o custo estimado para o sistema público de saúde, na atual conjuntura, seria de R$ 1,155 bilhão, o que seria totalmente insustentável para o SUS”, alegou o ministro.

No entanto, Gilmar ressaltou que há algumas exceções na decisão que ficam ressalvadas até que conciliação em curso entre a União, o Ministério Público, a Anvisa e o Laboratório Roche Brasil se conclua.

Ressalvas na decisão

  • Decisões proferidas por ministros do STF;
  • Decisões concedidas em favor de crianças que completem 7 anos nos próximos seis meses, a contar da publicação desta decisão.

Nos casos acima, o depósito do valor pela União fica condicionado à prévia realização do exame genético de compatibilidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?