metropoles.com

Decisão sobre HC é adiada e Temer passará fim de semana na cadeia

Apenas o colegiado irá analisar o pedido de liberdade. Resultado sai na próxima quarta-feira (27/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Temer   prisao
1 de 1 Temer prisao - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O desembargador Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, deixou para que o colegiado analise o pedido de liberdade do ex-presidente Michel Temer (MDB). Assim, o habeas corpus impetrado pela defesa de Temer será julgado só na próxima quarta-feira (27/3) e o emedebista passará o fim de semana na prisão.

Assim, caberá aos membros da Primeira Turma da Corte decidir se o ex-presidente da República poderá ou não responder ao processo em liberdade. Além do desembargador Athié, Abel Gomes e o juiz federal Vlamir Costa – que está cobrindo as férias do desembargador Paulo Espírito Santo – terão direito ao voto.

Entenda
No fim da tarde desta quinta-feira (21/3), a defesa do ex-presidente entrou com o pedido de liberdade do político. Temer foi preso preventivamente na operação Descontaminação, um desdobramento da Lava Jato fluminense. Parte da apuração se refere ao pagamento de propinas para a construção da usina Angra 3, no Rio de Janeiro.

A investigação teria como base as delações do empresário José Antunes Sobrinho, ligado à Engevix, e do operador financeiro Lucio Funaro. Sobrinho citou acordo sobre “pagamentos indevidos que somam R$ 1,1 milhão, em 2014, solicitados por João Baptista Lima Filho, coronel da reserva da Polícia Militar e amigo de Temer desde os anos 80, e pelo ministro Moreira Franco, com anuência do então presidente, no contexto do contrato da AF Consult Brasil com a Eletronuclear.

Além de Temer, Moreira Franco e o coronel Lima, os pedidos de prisão atingem Maria Rita Fratezi, arquiteta e mulher do coronel Lima; Carlos Alberto Costa, sócio do coronel Lima na Argeplan; Carlos Alberto Costa Filho, diretor da Argeplan e filho de um dos envolvidos na operação; Vanderlei de Natale, sócio da Construbase e Carlos Alberto Montenegro Gallo, administrador da empresa CG IMPEX.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?