metropoles.com

“Décadas de descaso”, diz Witzel sobre mortes após temporal no Rio

Em entrevista coletiva, o governador apontou que o crescimento desordenado e a falta de fiscalização agravaram a tragédia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Twitter
Witzel
1 de 1 Witzel - Foto: Reprodução / Twitter

O governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), deu uma entrevista coletiva no começo da tarde desta quinta-feira (7/2) sobre o temporal que atingiu a capital e causou seis mortes e inúmeros danos.

Durante a entrevista, Witzel declarou várias vezes que a situação foi agravada graças a “décadas de descaso” e ao “crescimento desordenado” da cidade, com construções irregulares e em áreas de risco. “Se fechou os olhos para a ocupação desordenada, o resultado é essa tragédia que a gente assiste agora”, declarou.

O governador disse que entrou em contato com os prefeitos de todos os municípios para oferecer ajuda. “Mantive contato com o prefeito Crivella e mostrei a disposição do estado do Rio para ajudar. O mesmo com o prefeito de Mangaratiba. Estamos à disposição de todos.”

Segundo Witzel, 80 mil famílias ocupam imóveis em áreas de risco em todo o estado. Para resolver essa situação, o governador declarou que a primeira reunião da câmara metropolitana será dedicada a encontrar uma solução. “[A câmara] Pode fazer esse trabalho em fevereiro e encontrar soluções de moradias de baixo custo”, disse o governador.

Em caso de necessidade, o governador declarou, ainda, que existe um plano de contingência, com abrigos que podem ser usados pela população, bem como alimentos, água e medicamentos que foram doados para as vítimas da tragédia de Brumadinho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?