metropoles.com

Debate na comissão da Previdência pode começar já nesta terça

Líderes governistas conseguiram obter quórum nas sessões plenárias da Câmara de sexta e desta segunda, garantindo que tramitação avance

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Samuel-Moreira3
1 de 1 Samuel-Moreira3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O prazo de duas sessões plenárias da Câmara dos Deputados para o pedido de vista coletivo definido no fim da apresentação do parecer do relator da Comissão Especial da Reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-MG), foi cumprido na tarde desta segunda-feira (17/06/2019). Com isso, é possível começar os debates na comissão já nesta terça-feira (18/06/2019), sem atrasar a tramitação.

A sessão de sexta-feira (14/06/2019), normalmente sem quórum, teve excepcionalmente a presença mínima regimental exigida e contou como a primeira. Nesta segunda (17/06/2019), os líderes governistas também agiram e obtiveram a presença mínima de 52 parlamentares na Câmara para conseguir abrir a sessão e fazer o prazo andar.

“Conseguimos quórum mais uma vez. Com as sessões de sexta e hoje, encerramos o período de vista e prosseguimos para a discussão da nova Previdência amanhã”, comemorou, via rede social o líder do governo na Câmara, deputado Major Vítor Hugo (PSL-GO).

Na fase do debate, os deputados se inscrevem para falar contra e a favor. Uma vez encerrada a discussão sobre a PEC, a próxima fase será a votação do texto no plenário da comissão especial.

Assim que o colegiado concluir a votação, o parecer de Samuel Moreira será submetido à votação no plenário principal da Casa. Para seguir para o Senado, a PEC precisa passar por duas votações na Câmara e obter em cada uma delas, no mínimo, 308 votos dos 513 deputados.

A expectativa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de líderes partidários é que a tramitação do texto na Casa seja encerrada antes do recesso parlamentar que inicia em julho.

Estimativa de economia
A previsão original de economia calculada pelo governo federal era de R$ 1,2 trilhão em 10 anos. Com as mudanças sugeridas pelo relator no texto, o impacto fiscal da reforma ficará em estimados R$ 913,4 bilhões no mesmo período.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?