metropoles.com

Debandada continua: mais três pesquisadores da Capes entregam cargos

Cerca de 150 profissionais já pediram saída do órgão, que passa por intensa debandada com insatisfações com a atual gestão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES3
1 de 1 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES3 - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação, passa por nova debandada nesta semana. Três coordenadores de Ciências Agrárias I entregaram os cargos: o coordenador Luiz Carlos Federizzi, o adjunto de programas acadêmicos Fábio Lopes Olivares e o responsável pelos programas profissionais, Geraldo José Silva Junior.

De acordo com pesquisadores ouvidos pela Folha de S.Paulo, a organização fez uso de ritos fora do previsto para escolher um novo diretor para a área, nesta sexta (4/2). A Capes nega.

Por volta de 150 envolvidos com a organização já pediram desligamento por discordâncias com a presidente Claudia Mansani Queda de Toledo.

Seis áreas da instituição já passaram por debandadas recentes: Astronomia/Física, Matemática/Probabilidade e Estatística Química, Engenharia 3 e Zootecnica/ Recursos pesqueiros.

A entrega de cargos começou depois que a  avaliação quadrienal da pós-graduação, mestrados e doutorados foi interrompida por decisão judicial em setembro de 2021.

“Temos sérias dúvidas que a avaliação será realizada em 2022, mesmo que sendo realizada, estará sujeita a judicialização e a um número interminável de recursos, que serão julgados fora da área de Ciências Agrárias I e sem a qualidade que a área requer”, destaca a carta de renúncia dos três coordenadores.

Outro lado

Em nota, a Capes negou irregularidades na indicação de integrantes das áreas de avaliação. Segundo o órgão, a legislação vigente “não trata do preenchimento de vagas de coordenadores que renunciam à função”. “Desta forma, cabe à Presidência da Capes decidir sobre o assunto”, enfatiza.

Ainda de acordo com o órgão, em razão da “urgência da substituição, tendo em vista o andamento da Avaliação Quadrienal, optou-se por aproveitar a eleição anterior, respeitando a legitimidade da indicação da academia e, ao mesmo tempo, conferindo celeridade ao processo”.

“Vale ressaltar que o escolhido, o professor Moacir Pasqual, foi o mais votado no processo de escolha para Avaliação Quadrienal 2017-2020 na Área de Agrária I. E nada impede que ele assuma a coordenação no momento. Além disso, o seu nome foi confirmado pelo Conselho Superior da Capes”, prossegue a Capes na nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?