metropoles.com

De volta a Brasília, Lula reúne ministros em almoço de fim de ano

O presidente Lula retornou a Brasília nessa quinta-feira (19/12) após passar período em São Paulo por questões de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Lula fazendo legal com as mãos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula fazendo legal com as mãos - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou seus ministros para um almoço na tarde desta sexta-feira (20/12), no Palácio da Alvorada. O encontro será uma espécie de confraternização de fim de ano do chefe do Executivo com seu primeiro escalão de auxiliares.

O titular do Planalto retornou a Brasília na quinta-feira (19/12), após período em São Paulo para tratar sangramento no cérebro. A expectativa é que o encontro seja curto e de tom mais leve do que as reuniões ministeriais, que costumam demandar horas e nas quais cada ministro presta contas de seu setor. O formato mais leve atende a recomendações médicas, pois o presidente ainda se recupera das cirurgias na cabeça.

A reunião acontece em meio às conversas sobre possível “dança das cadeiras” no alto escalão do governo. A troca de alguns de seus ministros é avaliada pelo chefe do Executivo. Recentemente, o presidente se queixou publicamente das dificuldades de comunicação do governo.

“Quero começar dizendo que há um erro no governo na questão da comunicação, e eu sou obrigado a fazer as correções necessárias para que a gente não reclame de que a gente não está se comunicando bem”, declarou.

Ventila-se ainda a possibilidade de mudanças na Secretaria-Geral da Presidência, comandada pelo ministro Márcio Macêdo. Além disso, nova tentativa de fortalecer a base parlamentar do governo pode levar a trocas dos ministros indicados por partidos como o União Brasil.

Recuperação

O presidente chegou à capital federal por volta das 13h15 dessa quinta. Pela manhã, ele passou por uma tomografia e foi liberado pelos médicos para viajar. “O hematoma não existe mais. O exame é um controle tomográfico após uma cirurgia desse porte”, avaliou o cardiologista Roberto Kalil Filho, que lidera a equipe de saúde do petista.

O machucado na cabeça, que demandou três cirurgias, foi resultado de uma queda de Lula em casa, no Palácio da Alvorada, em outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?