metropoles.com

De olho no eleitorado cristão, Lula faz discurso sobre Deus em PE

Após queda de popularidade com eleitorado religioso, governo faz acenos ao público. Novo slogan da Secom é “Fé no Brasil”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert
Imagem colorida do presidente Lula, em frente à bandeira do Brasil e segurando microfone - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula, em frente à bandeira do Brasil e segurando microfone - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso repleto de referências a Deus, fé e milagres no município de Arcoverde (PE), nesta quinta-feira (4/4). O chefe do Executivo estava em uma inauguração para o acesso de água limpa no estado.

Lula iniciou a fala com questionamentos: “Vocês acreditam em Deus? Vocês acreditam em milagre?”. Em seguida, o presidente disse ser um milagre “a gente estar vivendo hoje aqui, ninguém acreditava na transposição do São Francisco”, após contar da infância sem possibilidade de água tratada na casa da família dele.

“Isso só pode acontecer por uma coisa, por causa da fé de vocês, da crença de vocês. Se não acreditassem, se não tivessem fé, jamais teriam votado no pernambucano que não tem diploma universitário. Vocês votarem em mim foi ato de fé, de coragem, que um milagre estava para acontecer nesse país”, afirmou.

Em referência a Deus, o petista disse ter sido arquitetado pelo “homem lá de cima” colocar um nordestino para ajudar o outro. “Eu sei o que é a vida do pobre, do lascado, que nunca pode comprar um presente de Natal para filho, parece que fomos amaldiçoados pela ganância de uns poucos que têm muito dinheiro, e não querem ajudar os muitos que não têm dinheiro”, destacou.

“Deus não é mentira, é a verdade, e não pode usar em vão como eles usam todo santo dia”, completou.

Eleições

Após pesquisas de opinião indicarem queda de popularidade de Lula com o eleitorado religioso e em ano eleitoral, o presidente faz acenos a esse público. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) lançou novo slogan para o governo com isso mente: Fé no Brasil.

Em solo pernambucano, o chefe do Executivo aproveitou para elogiar os ministros que estavam no palco, especialmente os conhecidos no estado.

Lula reforçou a competência da ministra Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), que visa assumir Olinda, e falou de Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos): “Parece que nem tem idade para isso, nosso companheiro pernambucano”.

O presidente ainda ressaltou a boa relação com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e contou a primeira impressão que teve dela, mas em tom de brincadeira: “Meio carrancuda, ela é invocada. Tinha sido delegada, procuradora, pensei: ‘É preciso tomar cuidado com essa mulher'”.

Transposição de água

O evento era da inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) de Ipojuca (PE) e de novo trecho para Caruaru, em Arcoverde.

Esse lançamento permitirá o atendimento de mais três municípios, impactando agora 615 mil pessoas. A previsão, ao fim das obras do sistema de abastecimento, é levar 4 mil litros por segundo de água da transposição do Rio São Francisco para abastecimento da região agreste de Pernambuco, em 1.500 quilômetros de adutoras.

Agenda em Pernambuco

À tarde, o presidente prestigiará a inauguração de uma fábrica de remédios da Hemobrás, em Goiana (PE). De noite, Lula estará na capital Recife para uma sanção relativa à cultura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?