metropoles.com

“Meia dúzia tem tudo e bilhões não têm nada”, diz Lula sobre desigualdade

A transmissão desta semana ocorreu em Joanesburgo, na África do Sul, onde o chefe do Executivo federal participa da 15ª cúpula dos Brics

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Canal Gov
imagem colorida de Lula, que participa de encontro do Brics, ao microfone - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Lula, que participa de encontro do Brics, ao microfone - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Canal Gov

Diretamente de Joanesburgo, na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do Conversa com o Presidente, live semanal realizada pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). A entrevista foi guiada pelo jornalista da EBC Marcos Uchôa.

Lula começou a live destacando o potencial do continente africano e criticando a má distribuição de renda e riqueza no mundo. “Apenas meia dúzia tem tudo, e milhões e bilhões não têm nada”, afirmou o presidente.

O mandatário brasileiro também voltou a cobrar reforma no Conselho de Segurança, da Organização das Nações Unidas (ONU). “Por que o Brasil não pode entrar?”, questionou.

O Brasil é membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU desde 1º/1/2022. O Conselho de Segurança é um importante órgão da ONU, responsável pela manutenção da paz e da segurança internacionais. Para encerrar conflitos ou auxiliar na recuperação pós-catástrofes, a instância pode ordenar operações militares internacionais, aplicar sanções e criar missões de paz. O Brasil foi responsável por uma dessas missões, no Haiti, iniciada em 2004.

O órgão é atualmente composto por 15 membros com direito a voto, os cinco permanentes têm direito a veto. São eles: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido. Os demais 10 assentos são distribuídos de acordo com a região.

Veja aqui a íntegra do Conversa com o Presidente desta semana:

Lula também defendeu a participação da Argentina no Brics. “A Argentina tem de crescer com o Brasil. Quero que a Argentina tenha poder de compra”, defendeu. O bloco, hoje, é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Lula no Brics

A transmissão desta semana ocorreu em Joanesburgo, na África do Sul, onde o chefe do Executivo federal participa da 15ª cúpula dos Brics. Enquanto Lula está ausente do país, o comando interino está com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).

Antes da transmissão, Lula teve uma reunião com membros brasileiros do Conselho Empresarial do bloco e também se encontrou com representantes do Congresso Nacional Africano (ANC). O fuso horário do país africano é de cinco horas a mais que o horário de Brasília.

Após a live, o presidente brasileiro ainda participará do Diálogo do Fórum Empresarial do Brics, de uma reunião no retiro dos líderes do bloco e, por fim, Lula marcará presença no jantar de boas-vindas aos integrantes, oferecido pelo presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?