metropoles.com

De fim das multas a Uber público: veja propostas inusitadas da eleição 2020

As promessas de candidatos a prefeito ainda envolvem capacete que liga moto, defesa do socialismo e criação de secretaria cristã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
imagem colorida de campanha eleitoral
1 de 1 imagem colorida de campanha eleitoral - Foto: Arte/Metrópoles

De quatro em quatro anos, milhares de candidatos se habilitam às eleições municipais em busca de um mandato. Em todos os pleitos, a criatividade é usada e abusada por eles na campanha, em nomes ou slogans engraçados, a fim de chamar atenção. Essa iniciativa também é aplicada nas propostas de governo, com promessas inusitadas que, muitas vezes, estão fora do alcance da atribuição de qualquer vereador ou prefeito.

Ao homologarem suas candidaturas nos tribunais regionais rleitorais (TREs), todos os candidatos a prefeito registram também seus planos de governo, em documentos que podem ser consultados pelo eleitor no site. Algumas promessas são… ousadas. Entre elas, há uma que promete o fim das multas de trânsito, uma que prevê a criação de uma secretaria cristã e até mesmo uma em defesa “da revolução e do socialismo”.

 Veja abaixo algumas das propostas inusitadas das Eleições 2020:

Defesa da revolução e do socialismo

O candidato a prefeito Diogo Furtado (PCO) não apresenta soluções para problemas pontuais de Curitiba. O documento elaborado por ele é mais um manifesto da causa operária, pela “defesa da revolução e do socialismo”. O documento protocolado no TRE-PR diz que o partido vai utilizar as eleições apenas como uma tribuna de “reivindicações fundamentais da população explorada, principalmente o socialismo e o governo operário”.

O partido explica a sua “tática revolucionária nas eleições” sustentando que “os problemas fundamentais do país e da classe trabalhadora não podem ser resolvidos através de reformas advindas das instituições políticas controladas pela classe dominante, nem mesmo pela pressão das massas exercidas sobre estas instituições, mas apenas pela revolução de todo o povo, dirigida pela classe operária”. Veja a íntegra aqui.

Fim das multas

O candidato a prefeito de Salvador, capital da Bahia, Celsinho Cotrim (Pros) promete, em atuação com a Câmara de Vereadores, acabar com as multas de trânsito, restando como punição somente a perda dos pontos na carteira de habilitação. Além disso, afirma que, se for prefeito, os radares ficarão “em locais visíveis e não mais escondidos”.

“Juntamente com a Câmara de Vereadores, acabaremos com as multas de trânsito, ficando como punição a perda dos pontos na carteira de habilitação”, diz trecho do documento. Veja a íntegra aqui.

“ParCão” para animais

Com destaque para a proteção animal, a candidata a prefeita Christiane Yared (PL), de Curitiba, quer criar um “parcão público” para garantir um “ambiente de qualidade, divertido e seguro para os animais”. O plano ainda prevê outras iniciativas como levar para as escolas e comunidades a promoção do “convívio harmonioso entre as espécies”. Veja a íntegra aqui.

Games nas escolas

Candidato a prefeito de São Paulo pelo Republicanos, Celso Russomanno afirmou em entrevista que, se eleito, as escolas municipais da capital paulista terão professores aos fins de semana que ensinarão as crianças a jogar videogame.

“Nós vamos ter professores de games nas escolas municipais aos fins de semana para a garotada aprender a jogar game”, prometeu. A iniciativa, contudo, não consta no plano oficial de Russomano. Veja a íntegra aqui.

Uber público

A proposta de governo de Paulo Opuszka (PT), de Curitiba, fala em tarifa zero para o transporte público. Ainda na área de mobilidade, o plano de Opuszka prevê a criação de um Uber público. “Articular a criação de um aplicativo metropolitano, cooperativo, de transporte de passageiros e produtos, que garanta direitos trabalhistas e previdenciários e uma melhor remuneração dos trabalhadores.” Veja a íntegra aqui.

Capacete que liga moto

A candidata Joice Hasselmann (PSL), de São Paulo, apresentou, em entrevista, uma proposta para reduzir o número de mortes de motociclistas na capital. Uma solução, segundo ela, é transformar o capacete em uma espécie de “chave da moto”. “Parte dos acidentes acontece porque o motociclista não está usando capacete de forma adequada”, assinala o documento.

Ela deu a explicação sobre a ferramenta: “Se o capacete não tiver bem colocado, acoplado na jugular, a moto simplesmente não funciona. Isso evita acidentes mais graves e até morte”. A proposta citada por ela, no entanto, não está no plano de governo. Veja a íntegra.

Secretaria cristã

O plano de governo do candidato Zé Boni (PTC) prevê a criação da Secretaria Municipal Cristã de Curitiba, “com o objetivo de dar auxilio às igrejas evangélicas e católicas, ONGs e demais instituições que promovam a recuperação do indivíduo”. O candidato ainda promete um rigoroso programa de compliance para otimizar a administração pública e evitar ou identificar mais rapidamente casos de corrupção. Veja a íntegra aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?