De fantasia a pacote verde, veja as piores ameaças de bomba no Brasil
Com os recentes atentados na Europa e a chegada das Olimpíadas, a segurança no país foi reforçada e até tijolo com papel alumínio pode ser um artefato explosivo
atualizado
Compartilhar notícia
Os recentes atentados na Europa e a chegada das Olimpíadas trouxeram preocupação para as forças de segurança do Brasil. O medo de ataques terroristas é real e o excesso de cuidados é necessário.
Mas para nossa sorte, até o momento, as ameaças de bomba ao redor do país não passaram de alarmes falsos. Alguns deles, bastante inusitados. Confira uma lista de supostos artefatos explosivos que tiraram o sossego de brasileiros nos últimos meses:
1. Mala-bomba
Uma falsa suspeita de bomba mobilizou parte do efetivo do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar no dia 5 de julho. Por volta das 13h, os militares interromperam o trânsito nos dois sentidos da via S1 — Anel Viário Leste, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. No entanto, a mala suspeita de conter explosivos tinha apenas roupas femininas em seu interior.
2. Fantasia terrorista
No dia 18 de julho, um porteiro de um condomínio na região do Grande Colorado avistou um suposto colete com dinamites em uma lixeira. O Corpo de Bombeiros, agentes da Polícia Civil e o esquadrão antibombas foram acionados. Entretanto, após um exame do raio-x, descobriram que não passava de uma fantasia jogada fora por um morador.
3. Tijolo explosivo
Um eletricista encontrou um pacote suspeito em uma rua do bairro do Méier, no Rio de Janeiro, no dia 21 de julho. Na hora, ele solicitou a presença do esquadrão antibombas ao local. Um trecho da via chegou a ser interditado por três horas. Mas no fim das contas, o objeto era nada mais que um tijolo enrolado em papel alumínio com alguns fios e luzes de led. Ou seja, uma pegadinha de mau gosto.
4. Terrorista mulherengo
Um suposto terrorista foi preso em Samambaia no dia 10 de julho. A esposa do sujeito informou à polícia que o marido, um paquistanês que trabalhava em uma oficina, planejava um ataque com bomba no aeroporto de Brasília. Porém, a mulher desmentiu a versão e tudo indica que se tratou de uma briga de casal, pois o homem teria outra família no país de origem.
5. “Pacote verde”
Uma funcionária de uma agência bancária em Piracicaba se assustou com um “pacote verde”, deixado perto do local de trabalho. A polícia da cidade interditou a área e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi convocado para examinar o objeto. Não precisou muito tempo para os militares descobrirem que a suposta bomba não passava de um despacho.
6. Áudio bomba
Uma maleta suspeita foi deixada em uma caçamba na quadra 107 Sul no dia 24 de julho. Um porteiro de um prédio próximo avisou a polícia. Após tentativas de examinar o objeto, o esquadrão antibombas decidiu por detonar a mala. Depois da explosão, os policiais perceberam que no interior da maleta só havia CDs e livros.