metropoles.com

De estagiário à CEO: Luciano Guidolin assume presidência da Odebrecht

O engenheiro de produção formado pela USP, mestre em Administração de Empresas, assume a presidência da Odebrecht nesta sexta (12/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Odebrecht
odebre
1 de 1 odebre - Foto: Divulgação/Odebrecht

Aos 44 anos, Luciano Guidolin, chega ao posto de diretor-presidente da Odebrecht S.A. A substituição foi anunciada nesta sexta-feira (12/5), em São Paulo. O engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da USP e com mestrado em Administração de Empresas na Universidade de Harvard (EUA), substitui Newton de Souza, que passa a vice-presidente do Conselho de Administração.

Souza estava no cargo desde 2015 e nos últimos dois anos “teve papel importante na coordenação das negociações que levaram à assinatura do Acordo de Leniência com o Ministério Público Federal no Brasil e a Justiça dos Estados Unidos e da Suíça”, conforme nota da empresa, lembrando que acordos semelhantes estão sendo negociados em outros países.

Guidolin foi vice-presidente da Unidade de Polímeros Brasil e Europa e de Tecnologia & Inovação da Braskem e no começo deste ano tornou-se VP de Investimentos da Odebrecht S.A. Como presidente, o desafio de Guidolin será justamente o de mudar completamente a área de compliance do grupo, dentro das regras estabelecidas em acordo com o Departamento de Justiça americano para tentar evitar novos casos de corrupção na empresa. Além de mudar o compliance, terá de pagar US$ 3 bilhões em multas aos governos brasileiro, americano e suíço, além do que irá acertar com outros países que investigam as práticas da empresa ao longo dos anos.

Outro desafio será administrar uma dívida de R$ 100 bilhões e a forte queda no faturamento provocada pela redução da atividade da construtora, responsável até então por 30% da receita do grupo. Guidolin, no entanto, recebe a empresa com o dinheiro em caixa da venda da Odebrecht Ambiental, efetivada no final de abril. Segundo uma fonte, a confirmação da venda que havia sido feito já no ano passado foi um dos fatores que ajudou a empresa a evitar a recuperação judicial, que estava engatilhada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?