De celular a geladeira: saiba os itens mais desejados da Black Friday
Black Friday movimenta o comércio com uma série de produtos entre os mais desejados pela população. Saiba quais são eles
atualizado
Compartilhar notícia
Marcada para esta sexta-feira (29/11), a Black Friday movimenta o comércio com uma série de produtos entre os mais desejados pela população. Pesquisas recentes revelam quais itens estão no topo da lista de interesses dos brasileiros.
Confira a lista de desejos do brasileiro nesta Black Friday:
- Eletrônicos
- Eletrodomésticos
- Celulares
- Moda
- Calçados
- Pacotes de internet
O levantamento da agência Conversion mostra que eletrônicos e eletrodomésticos continuam no topo da lista de desejos dos brasileiros, com 14,51% dos entrevistados afirmando que gostariam de comprar produtos dessas categorias.
Em seguida, os celulares aparecem com 13,29%, seguidos pela moda, com 12,13% das intenções de compra. Os calçados ocupam o quarto lugar, com 12,07%. Por último, pacotes de internet figuram na lista de desejos. Ainda de acordo com o relatório da Conversion, 42,38% dos entrevistados pretendem fazer as compras em sites e lojas virtuais.
De acordo com dados do Google, os Iphones são os produtos mais buscados com a proximidade da Black Friday. Os últimos quatro modelos – os Iphones 13, 14, 15 e 16 – ocupam as quatro primeiras posições de busca na plataforma, seguidos pelo videogame PS5, Air Fryer e geladeira.
Como não cair em golpes
De acordo com uma pesquisa feita pela companhia de combate à fraude ClearSale, no final de semana da Black Friday, em 2023, foram mais de 400 tentativas de fraude por hora, o que poderia ter gerado um prejuízo de aproximadamente R$ 8, 5 mil por minuto.
Ainda segundo o levantamento, no ano passado, os produtos que mais sofreram tentativas de fraude em compras via cartão de crédito foram o Playstation 5 de 1TB, o iPhone 14 de 128GB e o iPhone 13 de 128GB. Já em pagamentos via Pix, as categorias de vestuário, esporte e calçados lideraram as tentativas de golpe nesse modelo de pagamento: foram 54,7 mil, 52 mil e 50,3 mil ocorrências, respectivamente.
- Sites falsos: é comum que os golpistas criem sites falsos, com erros de ortografias, excesso de dígitos e letras duplicadas na URL. Antes de comprar, verifique possíveis erros e certifique-se de que está no site oficial da loja;
- Preços muito baixos: mesmo que a Black Friday seja uma época de descontos, algumas lojas vendem produtos a preços extremamente baixos, o que não é normal. Caso não tenha tido a chance de monitorar os valores com antecedência, sempre desconfie dessas promoções;
- Formas de pagamento: a melhor maneira de efetuar pagamento em lojas on-line é pelo cartão virtual. Não confie em sites que apresentam opções de pagamento limitadas, principalmente se ofertarem apenas pagamentos via boleto bancário e Pix
- Reputação da loja: antes de realizar compras, sempre verifique a avaliação da loja em plataformas de reclamação. Procurar por comentários positivos ou negativos nas redes sociais também é uma boa opção. Caso não existam avaliações ou outras formas de identificação, como por exemplo redes sociais da loja, é melhor não comprar nesse lugar.