metropoles.com

Em live semanal, Lula exalta parceria com China e programa Desenrola

O presidente Lula (PT) realizou sua live semanal de Bruxelas, na Bélgica, onde participa de cúpula com europeus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 1 Foto colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, nesta terça-feira (18/7), sua 6ª live semanal. Em sua fala, Lula falou sobre diversos assuntos, como o programa Desenrola Brasil, lançado na segunda-feira (17/7).

A transmissão desta vez foi de Bruxelas, na Bélgica, onde o chefe do Executivo federal participa da terceira cúpula birregional entre os europeus e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Bruxelas, na Bélgica.

Na live, Lula exaltou a retomada das relações diplomáticas e comerciais com a China e defendeu o lançamento do programa Desenrola, de renegociação de dívidas.

Veja como foi a transmissão:

A transmissão de vídeo acontece, de praxe, às terças-feiras e é guiada pelo jornalista da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) Marcos Uchôa. Na edição da semana passada, o presidente se disse otimista sobre as relações com o Congresso Nacional, e destacou a aprovação de pautas econômicas, como a reforma tributária e o retorno do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Desenrola Brasil

Durante a transmissão, Lula comentou sobre o sucesso que o programa Desenrola Brasil vem fazendo desde o dia do lançamento, na segunda-feira (17). O mandatário disse ainda que “quem gosta de dever é rico”.

“Pobre não gosta de dever, gosta de pagar aquilo que ele deve! Por isso que está havendo uma grande procura para resolver o problema das dívidas. Todo mundo quer andar de cara limpa. Todo mundo quer entrar em qualquer lugar de cabeça erguida, alegre, porque não tá devendo. Quando a pessoa deve e não pode pagar, ela fica cabisbaixa”, disse Lula.

“Só quem gosta de dever muito é rico. Tem um ditado que diz que rico tem duas alegrias: uma é tomar dinheiro emprestado e a outra é não pagar. O pobre tem duas tristezas: não pode tomar dinheiro emprestado e, quando toma, não pode pagar”, comparou o mandatário.

China

Lula também mencionou, no Conversa com o Presidente, a China. Segundo o mandatário brasileiro, durante a COP de 2009, os países ricos entraram em acordo para acusar o asiático pela poluição mundial, mas o Brasil, de acordo com o presidente, não aceitou.

“A primeira COP [Conferência das Partes – Conference of the Parties] que eu participei para discurtir a questão ambiental foi em 2009, na Dinamarca. Naquela COP, havia uma comunhão de interesse dos países ricos para culpar a China pela poluição do mundo”, contou Lula.

“[…] Todo mundo queria culpar a China, e o Brasil disse ‘não’. A gente não vai culpar a China porque teve gente poluindo o planeta antes da China. Não foi a China que fez a revolução industrial. A revolução industrial que poluiu o planeta, vem de 200 anos atrás. Eu quero saber se as pessoas estão pagando a dívida que têm com o planeta Terra”, pontuou o mandatário.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?