metropoles.com

“De boas intenções, o inferno está repleto”, diz Marinho em sabatina

Senador Rogério Marinho abriu a rodada de perguntas aos indicados para o STF e à PGR, Flávio Dino e Paulo Gonet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
imagem colorida mostra senador rogério marinho ccj senado - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra senador rogério marinho ccj senado - Metrópoles - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Rogério Marinho (PL-RN) abriu a rodada de perguntas aos indicados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, e ao comando da Procuradoria-Geral da República, Paulo Gonet. Durante sua fala, o parlamentar ironizou as declarações dos cotados para as vagas na abertura da sabatina, nesta quarta-feira (13/12).

“Ouvi as falas iniciais dos senhores, bem como dos relatores. E, para mim, está muito claro que existem boas intenções. Mas de boas intenções, senhores, o inferno está repleto”, disse.

A Dino, Marinho chegou a dar “parabéns”: “Quero elogiar. Vossa excelência hoje está bastante cordato. Tranquilo. Vossa excelência está bem, hoje. Parabéns”.

Em seguida, Marinho direcionou o primeiro questionamento a Gonet, cotado para a PGR. O parlamentar perguntou qual será a posição do procurador frente à atuação do STF no inquérito das fake news, comandado principalmente pelo ministro Alexandre de Moraes.

Na avaliação do senador, a Suprema Corte tem invadido as atribuições do Ministério Público, “que deveria ser o autor da ação”.

Marinho também questionou uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que suspendeu a exibição de um documentário sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

O senador classificou a decisão como uma censura e questinou Gonet: “Esse tipo de agressão à Constituição e aos direitos fundamentais ao cidadão brasileiro vão ser permitidos por Vossa Excelência na atividade como procurador da República?”, perguntou.

Em resposta, o procurador Paulo Gonet afirmou que não vai se manifestar sobre temas que não tem total conhecimento e disse respeitar a autonomia dos poderes e do Ministério Público. “Com relação ao inquérito das fake news, o que eu posso dizer é que não sei o que está acontecendo ali. Parte desses inquéritos está em segredo de Justiça. Quem atua nesse tipo de processo é o PGR. Não me caberia buscar conhecer esse inquérito antes de conhecer a confiança de vossas excelências e de ser nomeado para a cargo pelo presidente da República”, respondeu.

Sobre a questão da liberdade de expressão, Gonet disse que o Ministério Público vai procurar preservar os direitos fundamentais e todas as liberdades. “Nós sabemos que os direitos fundamentais, muitas vezes, entram em conflito com outros valores constitucionais e aí eles precisam ser ponderados”, assinalou.

Sabatina

O Senado Federal sabatina os indicados de Lula nesta quarta-feira (13/12). Ambos precisam passar pelo crivo do órgão para assumir os cargos.

Dino e Gonet fizeram uma apresentação inicial sobre as carreiras e a atuação que pretendem ter no STF e na PGR, caso sejam aprovados. Depois, os senadores passaram a fazer perguntas aos indicados. As questões são divididas em blocos, com direito a réplica e tréplica.

Ao longo da sessão, as perguntas a Dino e Gonet poderão ser feitas por senadores que integram a CCJ e por parlamentares que não fazem parte da comissão. Somente os membros da CCJ, no entanto, têm poder de voto no colegiado, após a sabatina.

Para que os nomes sejam aprovados na CCJ, são necessários os votos da maioria do colegiado. O número dependerá da quantidade de membros presentes na sessão.

Após a votação na CCJ, as indicações seguirão para o plenário do Senado, onde serão avaliadas pelos 81 senadores. Os indicados precisam receber pelo menos 41 votos favoráveis para que as nomeações possam ser oficializadas. Os votos são secretos.

Acompanhe a sabatina de Flávio Dino e Paulo Gonet:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?