David Uip recusa convite para integrar Gabinete de Transição de Lula
Cotado para a coordenação temática da Saúde, o infectologista David Uip alegou que deve se dedicar a assuntos pessoais e familiares
atualizado
Compartilhar notícia
O médico infectologista David Uip, secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo, recusou convite para participar da equipe de transição de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A decisão foi comunicada em nota enviada nesta quarta-feira (9/11) ao vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que chefia o Gabinete de Transição.
Uip era cotado para liderar a coordenação temática da Saúde, conforme adiantado pela coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles. A indicação do infectologista foi defendida pelo trabalho desempenhado por ele durante a pandemia da Covid-19, em São Paulo.
Na negativa, Uip justificou que pretende priorizar assuntos pessoais e familiares neste momento, mas se disse honrado pelo convite para ajudar a reconstruir a saúde pública brasileira e o SUS (Sistema Único de Saúde) após “anos de negacionismo”.
O infectologista ainda se comprometeu a contribuir com informações dos projetos que implementou quando esteve à frente da Secretaria da Saúde de São Paulo e que, segundo ele, poderiam ser adotados a nível nacional. Entre eles, está o projeto de expansão da rede de atendimento de médicos especialistas.
Uip chefiou o Centro de Contingência criado pelo então governador de São Paulo, João Doria, no início da pandemia. Hoje, trabalha como secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no governo do tucano Rodrigo Garcia.