metropoles.com

Datafolha: reprovação de ministros do STF sobe e atinge 33%

Entre os entrevistados, 24% avaliaram a atuação dos ministros como boa ou ótima

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
STF
1 de 1 STF - Foto: Metrópoles

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (12/7) mostra que a reprovação aos ministros do Superior Tribunal Federal (STF) voltou a crescer.

O levantamento do instituto revelou que 33% das pessoas entrevistadas consideram o desempenho dos ministros do STF ruim ou péssimo, enquanto 24% avaliam a atuação como boa ou ótima. Já para 36%, a avaliação é regular e 7% não souberam responder.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, quando o tema foi abordado em uma pesquisa anterior, de agosto de 2020, 29% reprovavam o desempenho dos ministros e 27% avaliaram o trabalho como bom ou ótimo.

Essa diferença de quatro pontos entre as duas pesquisas representa o limite máximo da margem de erro. Assim, existe uma situação de estabilidade improvável na prática.

Na última quarta (7/7) e quinta-feira (8/7), 2.074 pessoas de 146 municípios brasileiros foram ouvidas, de maneira presencial, pelo Datafolha. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, tendo margem de erro de dois pontos percentuais, tanto para mais quanto para menos.

Diversos fatores podem ter causado alteração nas porcentagens das pesquisas. Em março deste ano, por exemplo, o STF decidiu rever processos envolvendo o ex-presidente Lula (PT), réu relevante da Operação Lava Jato e condenado por corrupção confirmada em três graus do Judiciário.

As sentenças contra Lula nos casos do triplex e o sítio em Atibaia foram anuladas pelo ministro Edson Fachin. De acordo com o ministro, a Vara Federal de Curitiba não tinha atribuição apropriada sobre esses processos.

Logos depois, a Segunda Turma da corte considerou o ex-juiz Sergio Moro suspeito em sua atuação no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O plenário do tribunal aprovou essas duas medidas posteriormente. Assim, o ex-presidente conseguiu recuperar seus direitos políticos e pode disputar as próximas eleições presidenciais.

Apoiadores de Bolsonaro

A pesquisa mostra que entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a porcentagem de reprovação dos ministros sobe para 49%.

Essa rejeição também é alta quando considerados os entrevistados homens (37%), com escolaridade de nível superior (41%) ou aqueles que não pretendem se vacinar contra o novo coronavírus (46%).

A região Sul também tem rejeição maior aos ministros, de 37%, enquanto o Nordeste tem rejeição de 30%.

Já número de avaliação boa ou ótima aumenta quando considerado entrevistados com escolaridade de nível fundamental (27%), assalariados sem registro (28%) ou aqueles que têm o PT como partido de preferência (31%).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?