metropoles.com

Datafolha: maioria vê pandemia controlada e defende uso de máscaras

A percepção de que a pandemia está totalmente controlada é maior entre apoiadores do governo Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vera Davidova/Unsplash
91% avaliam que a máscara deve ser obrigatória enquanto a pandemia não estiver totalmente controlada
1 de 1 91% avaliam que a máscara deve ser obrigatória enquanto a pandemia não estiver totalmente controlada - Foto: Vera Davidova/Unsplash

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, a percepção de que a pandemia está controlada – total ou parcialmente – atingiu o índice mais alto desde o início da crise sanitária. Mesmo assim, a maioria da população brasileira ainda defende o uso obrigatório de máscaras de proteção, segundo indica pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (24/9).

Segundo o levantamento, para 80% das pessoas ouvidas, a pandemia já está controlada em parte (71%) ou totalmente (9%). Os outros 20% avaliam que ela ainda segue fora do controle, enquanto 1% afirma não saber.

Ainda de acordo com o Datafolha, o índice de brasileiros que têm a percepção de que a pandemia está controlada é mais alto entre pessoas de 60 anos ou mais, entre as que têm renda mensal acima de 10 salários mínimos (18%) e entre os apoiadores do governo Bolsonaro (20%).

Apesar das recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre tirar a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção, a pesquisa revela que 91% dos entrevistados defendem o uso do acessório até que a situação esteja controlada.

Em relação à sensação de segurança com a vacina contra a Covid-19, 15% dos que aprovam a gestão Bolsonaro não se sentem protegidos, assim como 8% dos que reprovam.

Do número total de entrevistados, 42% se sentem muito protegidos, 48% acham que estão pouco protegidos e 10% sentem-se nada protegidos.

No âmbito religioso, o índice dos que não se sentem protegidos é maior entre os evangélicos (14%) em relação aos 7% da religião católica.

Imunizantes

Atualmente, o Brasil aplica quatro imunizantes contra a Covid-19. Em duas doses conta com os imunizantes AstraZeneca, Coronavac e Pfizer, e o de dose única da Janssen.

Para a pesquisa, entre os dias 13 e 15 de setembro foram feitas 3.667 entrevistas presenciais, com pessoas de 16 anos ou mais, em 190 municípios de todo o país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?