metropoles.com

Datafolha: Lula tem 48%, Bolsonaro, 22%, e Moro, 9%

Pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de dezembro em todo o Brasil e mostra que, se eleição fosse hoje, petista venceria no 1º turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Ex-presidente Lula (PT) fala ao público. Ele está de lado e usa terno, olhando para frente. Segura um microfone e gesticula, sério, sob um fundo cinza - Metrópoles
1 de 1 Ex-presidente Lula (PT) fala ao público. Ele está de lado e usa terno, olhando para frente. Segura um microfone e gesticula, sério, sob um fundo cinza - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O instituto Datafolha divulgou na tarde desta quinta-feira (16/12) pesquisa de intenção de voto para a eleição de 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém boa dianteira sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) não chegou aos dois dígitos. Veja os resultados do primeiro cenário pesquisado, que ofereceu aos eleitores os nomes dos candidatos melhor posicionados nas últimas pesquisas:

Lula (PT) 48%

Jair Bolsonaro (PL) 22%

Sergio Moro (Podemos) 9%

Ciro Gomes (PDT): 7%

João Doria (PSDB) 4%

Brancos e nulos: 8%

Não sabe: 2%

O segundo cenário traz mais nomes, mas pouco altera o resultado da pesquisa. Lula (47%) e Bolsonaro (21%) perdem um ponto percentual, resultado dentro da margem de erro da pesquisa. Moro e Ciro ficam com os mesmos percentuais do primeiro cenário e Doria oscila 1 ponto para baixo, ficando com 3%. Eles são seguidos por Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD), ambos com 1%. Não pontuaram os pré-candidatos Alessandro Vieira (Rede), Aldo Rebelo (sem partido) e Felipe D’Ávila (Novo).

Em ambos os cenários, Lula soma mais intenções de voto que os adversários somados e estaria eleito no primeiro turno se a eleição fosse hoje.

O Datafolha não fez uma linha do tempo com resultados anteriores porque os cenários testados são novos em relação aos últimos levantamentos do instituto.

A comparação possível é na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes. Nesse cenário, Lula subiu de 27% para 32% em relação a setembro deste ano, enquanto Bolsonaro oscilou para baixo (na margem de erro): de 20% para 18%. Moro, que não era citado em setembro, somou 2% na espontânea. Nesse cenário, a maioria dos entrevistados (36%) disse não saber em quem vai votar.

A pesquisa foi realizada de 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas com mais de 16 anos, presencialmente em 191 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

4 imagens
Bolsonaro chega à cerimônia de posse no STF com a esposa, Michelle Bolsonaro
O ex-juiz Sergio Moro (Podemos)
Ciro Gomes (PDT)
1 de 4

O ex-presidente Lula ainda não afirmou se vai concorrer ao cargo público

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Bolsonaro chega à cerimônia de posse no STF com a esposa, Michelle Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 4

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos)

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 4

Ciro Gomes (PDT)

Vinícius Santa Rosa/ Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?