metropoles.com

Datafolha: governo Lula é aprovado por 37% e reprovado por 27%

Terceiro mandato de Lula tem avaliação estável nos cinco primeiros meses. A pesquisa foi realizada entre 12 e 14 de junho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula segura microfone durante fala à imprensa após encerramento da Reunião com Presidentes da América do Sul, na noite desta terça-feira (30/5), no Palácio do Itamaraty e responde perguntas de jornalistas - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula segura microfone durante fala à imprensa após encerramento da Reunião com Presidentes da América do Sul, na noite desta terça-feira (30/5), no Palácio do Itamaraty e responde perguntas de jornalistas - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (17/6) aponta que 37% dos brasileiros consideram o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ótimo ou bom, enquanto outros 27% avaliam a gestão atual como ruim ou péssima. Os que consideram regular são 33%.

O levantamento foi realizado em 112 municípios e ouviu 2.010 eleitores entre os dias 12 e 14 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior, realizada entre 29 e 30 de março, os números permaneceram estáveis. Ou seja, com variação dentro da margem de erro. Nos primeiros três meses de mandato, o petista registrou aprovação de 38% e reprovação de 29% dos eleitores.

A performance de Lula, até o momento, coincide com a do ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL), quando ele estava nos primeiros seis meses de mandato.

A aprovação do petista, no entanto, está abaixo da conquistada por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1995 (40% de ótimo/bom, 40% de regular e 17% de ruim/péssimo). Além disso, Lula perde também para o seu primeiro mandato, em 2003 (42% de aprovação, 43% de regular e 11% de reprovação) e para sua companheira de partido Dilma Rousseff, em 2011 (49%, 38% e 10%).

A pesquisa mostra que Lula perdeu espaço entre os eleitores que ganham entre dois e cinco salários mínimos e entre os moradores da região Centro-Oeste, onde 34% reprovam o governo petista. Entre os evangélicos, a reprovação é de 34%, e entre a minoria mais rica, de 49%.

Entre as pessoas que ganham entre R$ 6.600 a R$ 13.200, Lula viu sua rejeição cair 15 pontos de março a junho. De 47% para 32%.

Políticas de Lula

O presidente Lula tem lançado uma série de medidas que irão impactar principalmente a classe média, onde tem 34% de reprovação. Entretanto, ainda enfrenta dificuldades para conquistar aprovação desse público.

Um das mais recentes é a redução em até 10,96% do preço dos carros populares. Veja quais são os 31 veículos que terão desconto após a queda de impostos.

6 imagens
Lula e Janja em evento na UFABC
Lula no Conselhão
Presidente Lula em viagem à Portugal
Lula e o presidente chinês, Xi Jinping, se encontraram em Pequim, em abril
1 de 6

Segurança de Lula não ficou com o GSI desde início do ano

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 6

Lula e Janja em evento na UFABC

Reprodução/TV Gov
3 de 6

Lula no Conselhão

Ricardo Stuckert/PR
4 de 6

Ricardo Stuckert
5 de 6

Presidente Lula em viagem à Portugal

Ricardo Stuckert/Presidência
6 de 6

Lula e o presidente chinês, Xi Jinping, se encontraram em Pequim, em abril

Ricardo Stuckert/Presidência da República

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?