metropoles.com

Datafolha: ao fim do mandato, 39% aprovam Bolsonaro e 37% desaprovam

Última pesquisa Datafolha com Bolsonaro à frente da Presidência mostra pior avaliação desde redemocratização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Cercado por ministros e aliados, Jair Bolsonaro se prepara para fazer o pronunciamento aos brasileiros após derrota nas eleições, no Palácio do Planalto - Metrópoles - Metrópoles
1 de 1 Cercado por ministros e aliados, Jair Bolsonaro se prepara para fazer o pronunciamento aos brasileiros após derrota nas eleições, no Palácio do Planalto - Metrópoles - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Nova pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (29/12) mostra que, às vésperas do fim de mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL), a população se divide na avaliação de seu governo. Enquanto 39% consideram a gestão do atual mandatário boa ou ótima, 37% avaliam como ruim ou péssima.

O resultado reflete a popularização da sociedade brasileira logo após a eleição presidencial mais apertada desde a redemocratização. Com 99,5% das urnas apuradas, a diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 50,88% dos votos válidos, e de Jair Bolsonaro (PL), que marcou 49,12% do total, foi de 1,76 pontos percentuais, o equivalente a pouco mais de 2 milhões de votos.

Os que consideram o governo de Bolsonaro regular são 24% e 1% dos consultados não responderam. O levantamento ouviu 2.026 eleitores em 126 cidades brasileiras entre os dias 19 e 20 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em baixa

Com este resultado, o atual chefe do Executivo federal termina o mandato com a pior avaliação dentre os presidentes eleitos desde a redemocratização. Fernando Henrique Cardoso (PSDB) saiu do cargo com aprovação 35% e reprovação de 25%, enquanto 37% o considerava regular. Em 2006, após ser reeleito Lula teve 52% de ótimo ou bom, 14% de ruim ou péssimo e 34% de regular.

Já Dilma Rousseff (PT) saiu do primeiro mandato, em 2014, aprovada por 42%, reprovada por 14% e vista como regular por 34% dos brasileiros segundo o Datafolha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?