metropoles.com

Datafolha: a menos de 3 meses da eleição, cresce confiança nas urnas

De acordo com levantamento, 79% dos entrevistados dizem confiar muito ou um pouco na urna eletrônica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
Fotografia de uma urna eletrônica - Metrópoles
1 de 1 Fotografia de uma urna eletrônica - Metrópoles - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

A última pesquisa Datafolha, feita entre quarta (27/7) e quinta-feira (28/7), aponta que 47% da população brasileira confia muito nas urnas eletrônicas, enquanto 32% afirmam confiar um pouco. Somado, o sistema acumula um índice de credibilidade de 79%, segundo o instituto. Os que responderam que não confiam foram 20%, e 1% não soube opinar.

Com isso, a menos de três meses da eleição, cresce o número de pessoas que creem no sistema eleitoral, diante dos 73% registrados no último levantamento — 42% afirmaram confiar muito e 31%, um pouco. Na época, 24% não confiavam no sistema eletrônico.

Em março, o índice de credibilidade atingiu 82%, maior número registrado desde o início da medição, em dezembro de 2020. A parcela que desconfiava da urna marcou 17%.

A nova sondagem foi feita na semana seguinte à reunião do presidente e candidato ao Planalto em 2022, Jair Bolsonaro (PL), com embaixadores. Na ocasião, ele promoveu uma série de acusações, sem provas, sobre a segurança do sistema eleitoral, além de atacar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01192/2022. Foram ouvidos 2.566 eleitores em 183 cidades, nos dias 27 e 28 de julho.

Perfil

A suspeição sobre as urnas é maior entre os eleitores de Bolsonaro, que se dividem entre 25% que confiam muito, 44%, um pouco, e 31% não confiam. Já em relação aos eleitores de seu principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 60% afirmaram confiar muito no sistema, enquanto 26% declaram confiar um pouco e 14% não confiam.

Entre evangélicos, 35% dizem confiar muito, 38%, um pouco, e 26% responderam que não confiam.

O índice de alta confiança nas urnas — média de 47% — vai a 51% entre pessoas com mais de 60 anos, 54% entre quem tem ensino superior, 58% na população de renda familiar de mais de dez salários mínimos, 50% entre pretos, 52% entre desempregados e 59% entre funcionários públicos.

A média de desconfiança completa, de 20%, cai para 16% entre jovens de 16 a 24 anos, 15% entre funcionários públicos, 13% entre homossexuais e bissexuais, e sobe para 22% entre aposentados e 30% entre empresários.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?