Datafolha: a cada 4 brasileiros, 1 não têm comida suficiente em casa
Pandemia da Covid-19 aumentou, de forma significativa, insegurança alimentar para famílias brasileiras
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com levantamento do Datafolha, 24% dos brasileiros (um em cada quatro habitantes) classificaram como insuficiente para alimentar a família a quantidade de comida em casa. Para 13%, a quantidade foi acima do necessário, e 63% registraram ter quantidade suficiente para alimentação.
A insegurança alimentar é mais agravada entre quem tem renda familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.424). Entre este grupo, 35% apontam não ter comida suficiente para alimentar a família.
O problema é mais frequente na região Nordeste (32%), e menos identificado no Sul do país (18%). Aqueles que ficaram sem emprego durante a pandemia da Covid-19 sofreram mais com a fome.
Entre os desempregados, 38% relataram comida escassa. Na fatia de desocupados que não estão à procura de trabalho, 28% se encaixam na insegurança alimentar, assim como 26% dos autônomos.
A pesquisa foi realizada entre 22 e 22 de março de 2022. Foram feitas 2.556 entrevistas em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.