metropoles.com

Datafolha: 67% dos brasileiros reduziram consumo de carne e 47%, o de pão

Segundo pesquisa, cresceu o consumo de ovo como proteína substituta. Itens como arroz, feijão e macarrão também são menos consumidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Carne - preço elevado nos mercados
1 de 1 Carne - preço elevado nos mercados - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Pesquisa Datafolha realizada de 13 a 15 de setembro e divulgada nesta segunda-feira (20/9) mostra que 85% dos brasileiros reduziram o consumo de algum item alimentício desde o início do ano de 2021. Os itens que o brasileiro mais deixou de consumir são carne de boi, refrigerantes e sucos e laticínios.

De acordo com o levantamento, 67% cortaram o consumo de carne vermelha; 51% o de refrigerantes e sucos e 46% o de leite, queijo e iogurte. Pão francês, pão de forma e outros pães aparecem com 41% de redução.

No sentido contrário, cresceu o consumo de ovo como proteína substituta.

Outros itens básicos, como arroz, feijão e macarrão, também estão sendo menos consumidos por 34%, 36% e 38% da população, respectivamente.

Além desses itens, o consumo de frango, porco e outros tipos de carne e do grupo frutas, legumes e verduras também teve queda relevante. Nesses casos, no entanto, também se destaca o percentual de entrevistados que disse ter aumentado a compra desses itens, o que pode indicar uma substituição de itens da cesta básica.

O índice de inflação ao consumidor em 12 meses está próximo de 10%, mas a alta da alimentação em domicílio é ainda maior: chega a 17%. O destaque fica para produtos como arroz (33%), carnes (31%), ovos (14%) e leites e derivados (12%).

A pesquisa apontou que não há grande diferença entre o percentual de pessoas com redução no consumo de itens alimentícios na abertura por idade ou escolaridade, todos com percentual em torno da média de 85%.

Por faixa de renda, os percentuais são altos mesmo nas famílias com renda acima de dez salários mínimos: 67% relatam ter cortado algum desses produtos. Na faixa até dois salários, são 88%. Por ocupação, destacam-se abaixo da média os empresários (67%).

O percentual de redução fica em 75% no Sul e 89% no Nordeste. Há diferenças também entre homens (82%) e mulheres (87%); pretos (91%) e brancos (82%); pessoas que avaliam o governo federal de forma positiva (73%) e de forma negativa (89%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?