metropoles.com

Datafolha: 58% dos brasileiros são contra o fim da reeleição

Segundo o Datafolha, 41% do eleitorado deseja acabar com a possibilidade de recondução ao cargo de presidente, governadores e prefeitos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Metrópoles
podcast eu sei o que vocês fizeram nas eleições passadas datafolha
1 de 1 podcast eu sei o que vocês fizeram nas eleições passadas datafolha - Foto: Yanka Romão/Metrópoles

Mais da maioria dos brasileiros é contra o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos, de acordo com pesquisa Datafolha.

A pesquisa mostra que 58% do eleitorado brasileiro deseja a continuidade da possibilidade de recondução ao cargo, enquanto 41% preferem proibi-la. Os demais não souberam responder.

Para montar o levantamento, o Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 147 cidades do país entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Sob o recorte de posição política, 67% daqueles que se declaram muito ou um pouco petistas são a favor da permanência do direito de reeleição. Entre os considerados bolsonaristas, 54% são a favor da reeleição.

Na faixa etária, os jovens de 16 a 24 anos se mostraram mais engajados a apoiar a pauta (71%). Por outro lado, 47% dos mais velhos defendem o fim da reeleição.

Com percentuais semelhantes, os menos instruídos (61%) e os mais ricos (62%) também defendem a continuidade da possibilidade de recondução ao cargo.

Fim da reeleição a presidente, governador e prefeito

Interessado em avançar o debate sobre o tema, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o fim da reeleição será “prioridade” neste ano.

“É um desejo muito forte dos senadores. Nós vamos fazer audiências públicas, debater isso”, declarou.

Na Casa Alta, o relator do caso é o senador Marcelo Castro (MDB-PI), responsável por protocolar as propostas de emenda à Constituição (PECs) com as novas regras, que, caso aprovadas neste primeiro semestre, só passariam a valer a partir de 2028.

A reeleição para cargos do Executivo foi instituída no Brasil em 1997, após a aprovação da Emenda Constitucional nº 16, em pleno governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Castro avalia que a aprovação dessa emenda “foi um equívoco que se cometeu no passado”. “Não tem trazido benefícios para o país. Achamos que é um malefício a reeleição para cargos executivos no Brasil”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?