Datafolha: 58% dos brasileiros são contra o fim da reeleição
Segundo o Datafolha, 41% do eleitorado deseja acabar com a possibilidade de recondução ao cargo de presidente, governadores e prefeitos
atualizado
Compartilhar notícia
Mais da maioria dos brasileiros é contra o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos, de acordo com pesquisa Datafolha.
A pesquisa mostra que 58% do eleitorado brasileiro deseja a continuidade da possibilidade de recondução ao cargo, enquanto 41% preferem proibi-la. Os demais não souberam responder.
Para montar o levantamento, o Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 147 cidades do país entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Sob o recorte de posição política, 67% daqueles que se declaram muito ou um pouco petistas são a favor da permanência do direito de reeleição. Entre os considerados bolsonaristas, 54% são a favor da reeleição.
Na faixa etária, os jovens de 16 a 24 anos se mostraram mais engajados a apoiar a pauta (71%). Por outro lado, 47% dos mais velhos defendem o fim da reeleição.
Com percentuais semelhantes, os menos instruídos (61%) e os mais ricos (62%) também defendem a continuidade da possibilidade de recondução ao cargo.
Fim da reeleição a presidente, governador e prefeito
Interessado em avançar o debate sobre o tema, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o fim da reeleição será “prioridade” neste ano.
“É um desejo muito forte dos senadores. Nós vamos fazer audiências públicas, debater isso”, declarou.
Na Casa Alta, o relator do caso é o senador Marcelo Castro (MDB-PI), responsável por protocolar as propostas de emenda à Constituição (PECs) com as novas regras, que, caso aprovadas neste primeiro semestre, só passariam a valer a partir de 2028.
A reeleição para cargos do Executivo foi instituída no Brasil em 1997, após a aprovação da Emenda Constitucional nº 16, em pleno governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Castro avalia que a aprovação dessa emenda “foi um equívoco que se cometeu no passado”. “Não tem trazido benefícios para o país. Achamos que é um malefício a reeleição para cargos executivos no Brasil”.