Datafolha: 56% reprovam gestão de Bolsonaro contra Covid-19
Pesquisa foi realizada com 2.074 pessoas em 146 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9/7) aponta que a avaliação da atuação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na gestão da pandemia da Covid-19 piorou, ao mesmo tempo em que cresceu o diagnóstico de que ele é o principal culpado pela situação na qual o país se encontra. Atualmente, há no Brasil mais de 530 mil mortes causadas pela doença.
A pesquisa foi realizada com 2.074 pessoas em 146 municípios, nos últimos dias 7 e 8. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, segundo o jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com o levantamento, a atuação de Bolsonaro no combate à Covid-19 é ruim ou péssima para 56% dos entrevistados, o que representa crescimento de cinco pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, feito em 11 e 12 de maio.
Os que consideram o desempenho do presidente regular na gestão da pandemia caíram de 27% para 21%. Avaliam como ótimo ou bom 22% dos entrevistados.
Para 46% da população, o presidente é o principal responsável pela situação atual da pandemia no país. Isso significa aumento de sete pontos percentuais em relação ao levantamento passado, quando 39% pensavam isso. Em março, eram 43%.
Ministério da Saúde
Houve melhora entre os que dizem que o trabalho foi bom ou ótimo quanto à compra de vacinas pelo ministério. Agora, 37% acham isso, uma subida de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa passada. Avaliam como regular 30%, e 31% consideram o trabalho do ministério ruim ou péssimo.
De acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa, até essa quinta-feira (8/7), 50,91% da população com mais de 18 anos já havia recebido uma dose do imunizante contra a Covid-19, enquanto 18,30% receberam as duas ou a aplicação única da Janssen.