metropoles.com

Datafolha: 52% consideram que Bolsonaro tentou dar golpe em 2022

A fatia de pessoas que não acreditam que Bolsonaro tentou golpe é de 39%, enquanto outros 7% não sabem dizer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Bolsonaro
1 de 1 Bolsonaro - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18/12) mostra que 52% dos brasileiros pensam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe de Estado para permanecer na Presidência da República.

A fatia de pessoas que não acreditam na hipótese é de 39%, enquanto outros 9% não sabem dizer. O Datafolha ouviu 2.002 eleitores sobre o tema nos dias 12 e 13 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Recentemente, a Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Além dele, outras 39 pessoas enfrentam as mesmas acusações.

No relatório final, a PF afirma que Bolsonaro “planejou atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um Golpe de Estado e da Abolição do Estado Democrático de Direito”.

O texto final com o resultado das investigações, então, foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR). Com isso, o procurador Paulo Gonet avaliará o material e decidirá se oferece denúncia.

O relatório final das investigações narra uma trama para decretar golpe de Estado nos meses finais de 2022, a fim de impedir que o então candidato eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assumisse a Presidência da República e, assim, manter Jair Bolsonaro no cargo.

O Datafolha ainda questionou os eleitores se o país sofreu risco de golpe de Estado em 2022. Cerca de 43% consideram que o Brasil enfrentou um risco grande, enquanto 17% pensam que houve um “risco médio”. Completam o quadro 8% que pensam que houve “risco pequeno”; 25%, que não correu risco e 7%, não sabem.

A pesquisa ainda mostra que, para 46%, Bolsonaro não teve participação na trama golpista e em plano para matar Luis Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Outros 39% consideram que teve participação e 15% não sabem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?