metropoles.com

Datafolha: 30% se declaram petistas, e 22%, bolsonaristas

Cenário entre apoiadores do atual presidente e do ex-mandatário se manteve estável em relação a dezembro, apesar dos movimentos políticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Montagem colorida com imagens de Lula e Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Montagem colorida com imagens de Lula e Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (5/4), aponta que os primeiros meses de gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não alteraram o cenário político polarizado no país. Segundo o levantamento, 30% dos brasileiros se declaram petistas, enquanto 22% se definem como bolsonaristas.

O instituto ouviu 2.028 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 29 e 30 de março, em 126 cidades. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Apesar das movimentações políticas, dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro – em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília, na tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022 –, e o índice de aprovação do presidente Lula de 38%, ante 29% que consideram o governo ruim, o cenário se manteve instável em relação à última pesquisa.

No levantamento anterior do instituto, realizado em 19 e 20 de dezembro de 2022, 32% se declaravam petistas, enquanto 25% se afirmavam bolsonaristas.

O resultado é uma oscilação negativa em ambos os casos, dentro da margem de erro, um pouco mais acentuada entre os apoiadores do ex-mandatário.

Veja os resultados:

  • 30% dos entrevistados disseram ser petistas (antes era 32%)
  • 22% dos entrevistados disseram ser bolsonaristas (antes era 25%)
  • 22% disseram ser neutros (antes era 20%)
  • 10% disseram ser mais próximos do petismo (antes era 9%)
  • 9% disseram ser mais próximos do bolsonarismo (antes era 7%)
  • 5% disseram nenhum (antes era 5%)
  • 2% não souberam responder (antes era 1%)

Para a realização da pesquisa, os entrevistadores do instituto apresentaram uma escala de 1 a 5 para os entrevistados, sendo 1 bolsonarista, 2, mais próximo do bolsonarismo, 3, neutro, 4, mais alinhado ao petismo e 5, petista.

Recortes socioeconômicos

Segundo o Datafolha, se dizem mais petistas os nordestinos (42%, num grupo com 26% da amostra populacional da pesquisa), os menos instruídos (40%, grupo com 30% dos entrevistados), os mais pobres (39%, grupo majoritário de 55% dos ouvidos) e os mais velhos (37% entre quem tem mais de 60 anos, 19% do eleitorado).

Se dizem mais apoiadores do ex-presidente quem ganha de 5 a 10 salários mínimos (32%, num grupo que compõe 7% do eleitorado), moradores do Sul (28%, grupo de 15% da amostra) e do Norte/Centro-Oeste (30%, grupo de 16%) e evangélicos (29%, contingente de 27% dos entrevistados).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?