Datafolha: 16% aprovam trabalho do Congresso; 33% reprovam
Além disso, parcela de brasileiros que considera o trabalho dos parlamentares regular é de 48%, segundo o Datafolha
atualizado
Compartilhar notícia
Apenas 16% dos brasileiros aprovam o trabalho do Congresso Nacional ao considerá-lo ótimo ou bom. A parcela que avalia a atuação dos congressistas como ruim ou péssima é de 33%. A informação consta em pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (15/9).
A parcela de brasileiros que considera o trabalho dos parlamentares regular é de 48%. Cerca de 4% dos entrevistados não souberam responder.
A pesquisa entrevistou 2.016 pessoas. em 139 municípios entre os dias 12 e 13 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em agosto de 2019, portanto, na mesma altura da legislatura anterior, o percentual de pessoas que considerava o trabalho dos parlamentares ótimo ou bom também era de 16%. Cerca de 35% reprovavam o trabalho, enquanto 45% o consideravam regular.
Avaliação do Executivo
Nessa quinta-feira (14/9), o Datafolha mostrou que 39% dos entrevistados consideram o terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ótimo ou bom, e outros 31% avaliam a gestão do petista como ruim ou péssima.
O levantamento mostra também que 30% dos entrevistados consideram o governo Lula como regular, e 2% não souberam responder ou não opinaram.
A aprovação do governo Lula permaneceu estável e dentro da margem de erro, passando de 37% para 38%. A reprovação da gestão petista subiu quatro pontos, de 27% para 31%.
Lula tem aprovação maior entre moradores do Nordeste (49%), pessoas com baixa escolaridade (53%) e mais pobres (43%).
Agora, o governo Lula tem reprovação maior na região Sul do país (39%), entre as pessoas que ganham de cinco a 10 salários mínimos (44%) e os evangélicos (41%).