Danilo Dupas Ribeiro é nomeado novo presidente do Inep
Medida foi tomada após a exoneração de Alexandre Pereira Lopes. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União
atualizado
Compartilhar notícia
Após Alexandre Ribeiro Pereira Lopes ser exonerado da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro assume a chefia do órgão. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (26/2), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Veja:
O Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é responsável por estatísticas, avaliações e provas, entre elas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi adiado e alvo de uma disputa judicial em 2020.
Mais cedo, em nota, o Inep afirmou que a decisão de exonerar Lopes “é administrativa, sendo o cargo de livre nomeação e exoneração da Administração Pública”. “O ministro Milton Ribeiro, em nome do MEC, agradece o trabalho realizado pelo Alexandre Lopes durante o período que esteve à frente do Inep”, diz trecho.
Perfil
Danilo Dupas Ribeiro é mestre em administração na área de concentração em Finanças pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), economista e especialista em administração de negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Atuou como professor nas áreas de gestão, planejamento e inovação. Ocupou a função de assistente de Desenvolvimento de Comércio Exterior no Polo de Desenvolvimento e Inovação, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sorocaba (SP). Foi membro do Conselho de Economia da Associação Comercial de São Paulo.
Convidado a assumir a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), do Ministério da Educação, em agosto de 2020.
Antes de integrar a equipe do MEC, atuou no setor educacional por mais de vinte anos, tendo destaque no Fundo MackPesquisa, do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), em que ocupou a posição de Gerente Administrativo nos últimos cinco anos.