metropoles.com

Dança das cadeiras na Saúde: novos secretários tomam posse

Hélio Angotti Netto, Maíra Botelho e Sandra Barros já trabalhavam na pasta e assumiram novos cargos nesta quarta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mariah Aquino/Metrópoles
novos secretários do ministério da saúde
1 de 1 novos secretários do ministério da saúde - Foto: Mariah Aquino/Metrópoles

Em cerimônia na tarde desta quarta-feira (16/2), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou oficialmente os novos secretários da pasta. As alterações, já pretendidas pelo médico cardiologista, foram colocadas em prática com a saída de Mayra Pinheiro, a “Capitã Cloroquina”, agora ex-secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

O secretário Hélio Angotti Netto, envolvido em recentes polêmicas com a defesa de medicamentos sem eficácia comprovada para tratamento da Covid, ocupou o cargo deixado por Mayra Pinheiro. De acordo com Queiroga, Angotti foi escolhido por já conhecer a estrutura do ministério e possuir conhecimento técnico na área.

Assumiu o seu lugar, na Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), a servidora de carreira da pasta Sandra de Castro Barros. Sandra, na Saúde desde 1986, dirigia até o momento o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, parte da SCTIE.

A terceira mudança foi na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), maior orçamento dentro do ministério. Quem assume a SAES, com a saída do médico Sérgio Okane, é a enfermeira Maíra Botelho.

Okane, nome de confiança de Queiroga, retorna ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A nova secretária dirigia, antes, o Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET).

A dança das cadeiras foi oficializada no Diário Oficial da União desta quarta.

Veja a portaria:

Portarias de 15 de Fevereir… by Rebeca Borges

Hidroxicloroquina e decisão da Conitec

O recente relatório aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) para tratamento da Covid foi alvo de recente polêmica por não indicar os fármacos que compõem o kit Covid, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Depois de ser rejeitado pelo secretário Hélio Angotti, os pesquisadores responsáveis encaminharam recurso, que também foi negado, e agora será analisado pelo ministro Queiroga.

Durante a coletiva de posse dos novos mandatários da Saúde, a nova secretária Sandra Barros, ao ser perguntada sobre o tema, afirmou que a discussão sobre a hidroxicloroquina “já foi encerrada” e que esta não é a pauta principal da SCTIE.

“Eu que vou julgar isso, vamos dar resposta com base na legislação. Mas isso não vai mudar a história da pandemia no Brasil”, respondeu Queiroga.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?