Dan Mendes: humorista viraliza após piadas sobre Duque de Caxias
Dan Mendes, 25, faz sucesso na internet com vídeos sobre o local onde cresceu, personagens de sua família e caixinhas com conselhos
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O influenciador digital Danilo Mendes, 25, encontrou seu público no humor. E as piadas que mais fazem sucesso em seu Instagram, onde conta com 560 mil seguidores, envolvem a cidade onde nasceu e morou por 15 anos, Duque de Caxias (RJ), município mais populoso da Baixada Fluminense.
“Comecei a falar sobre isso de forma despretensiosa. Recebi uma pergunta sobre o que eu mais gostava de fazer em Caxias e respondi que era pegar o ônibus para sair de lá”, diverte-se. “Na época, bateu 600 mil visualizações em 24 horas. Hoje, já é mais de 1 milhão”, contou Dan ao Metrópoles.
O publicitário de formação cresceu no Centenário, bairro do centro, em uma casa com a mãe, o pai, e mais quatro irmãos. “Quem mora em Caxias é feliz?”, perguntou um seguidor. “Se adapta, né”, respondeu uma vez Dan, com o humor ácido de sempre.
Ele despontou na internet em 2020, em meio à pandemia, quando já morava bem longe de Caxias, nos Estados Unidos, onde foi fazer um intercâmbio. No início de suas redes, Dan abordava causas raciais.
“Gravei um primeiro vídeo, um segundo, um terceiro e todo mundo gostou, pediam para continuar. Quando vi, estava com 30 mil seguidores. Passei de 800 para 30 mil em três semanas. No final do ano, tinha mais de 50 mil”, calcula.
Ver essa foto no Instagram
Entretanto, queria expandir os temas. Como sempre se identificou com o humor, decidiu responder caixinhas de perguntas no Instagram de forma leve, com dicas de relacionamentos, conselhos e até sobre a igreja, já que é evangélico.
“Estou sem namorar há dois anos. Não sei se sou chata ou se sou feia. O que fazer?”, perguntou uma seguidora. “Às vezes, você é os dois. Chata e feia. Talvez se fosse uma coisa só. Tô brincando, tá?”, brincou o influenciador.
Outro quadro de sucesso de Dan, seu favorito, envolve os personagens Daise, Dirce e Ninha, que retratam sua mãe – já falecida -, irmã e tia. Como ele cresceu em um quintal de família em Caxias, a ideia era fazer humor com questões familiares. Os parentes adoram a repercussão.
“Tudo na minha vida aconteceu dessa forma. Eu tento algo novo e as pessoas gostam. Dificilmente sento, planejo alguma coisa e toco. Normalmente tento, vejo se tem aderência e aí vira um quadro”, conta.
Carreira
Desde criança, Dan sempre levou jeito para a arte. Fez testes para novelas e filmes, mas nunca passou. Assim, seguiu para a faculdade de publicidade, no Rio.
Em julho de 2019, decidiu ir aos Estados Unidos fazer intercâmbio e morar na casa da irmã, que vive lá há mais de 20 anos. Morou em Nova York, Califórnia e agora em Orlando. Com a pandemia, acabou ficando por lá.
As publicidades com marcas no Instagram chegaram no final de 2021. Ele também realizou parceiras com outras personalidades da internet, como a cantora Jojo Todynho. O vídeo feito com ela já chega a quase 10 milhões de visualizações.
“Sou feliz com o trabalho que eu faço na internet. A melhor parte é quando eu recebo mensagens das pessoas dizendo que estavam depressivas, tristes, e meus vídeos melhoraram o dia delas”, disse o influenciador.
Com seu crescimento, Dan Mendes faz planos para voltar ao Brasil e lançar um show de stand up.