metropoles.com

Vídeo: Damares diz que quer dividir Ilha de Marajó e ser “princesa regente”

A senadora Damares Alves disse, na terça-feira (23/5), que deseja “dividir” a Ilha de Marajó, no Pará e “entrar como princesa regente”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Damares Alves - Metrópoles
1 de 1 Damares Alves - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que deseja “dividir” a Ilha de Marajó, no Pará, “construir um principado e entrar como princesa regente”. O pronunciamento ocorreu durante Comissão de Desenvolvimento do Senado que debatia a situação do povo Yanomami em Roraima, na terça-feira (23/5).

“A gente não pode mais deixar Roraima isolado, não pode. Não sou candidata a governadora lá. Sou candidata no Marajó. Eu quero dividir o Marajó, construir um principado e entrar como princesa regente”, afirmou a senadora.

A declaração da parlamentar ocorre enquanto as Terras Indígenas Yanomami tentam recuperar-se de uma crise sanitária provocada pela presença do garimpo ilegal, que cresceu 54% em 2022. Desde janeiro, inúmeros casos de desnutrição, malária, estupro, invasões, ataques e homicídios foram notificados.

Veja:

O termo “Damares princesa” entrou nos trend topics (assuntos mais comentados) do Twitter, plataforma em que os internautas criticaram e fizeram memes.

Projeto de Damares contra exploração sexual em Marajó será substituído

Substituição de projeto

Vale ressaltar que a iniciativa Abrace o Marajó — projeto de combate à exploração sexual na região —, será substituída pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), após alegações de baixa participação social.

A ilha tornou-se alvo de polêmicas depois que Damares disse, sem apresentar provas, que a região funcionava como sede de um largo esquema de tráfico e prostituição de menores de 18 anos.

Em vídeo enviado ao Metrópoles, a senadora afirma que reagiu daquela forma após ser questionada sobre uma possível candidatura ao governo de Roraima. “Amo, respeito e vou falar o tempo todo do arquipélago do Marajó”, declarou Damares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?