metropoles.com

Dallagnol fez evento secreto para a XP Investimentos: “Risco bem pago”

Procuradores discutiram eventual dano para suas imagens ao aparecerem lado a lado com banqueiros, mas decidiram que valia a pena

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Assinaturas anticorrupção no MPDFT – Brasília(DF), 03/06/2016
1 de 1 Assinaturas anticorrupção no MPDFT – Brasília(DF), 03/06/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O The Intercept Brasil publicou, nesta sexta-feira (26/07/2019), novos diálogos entre procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato. Desta vez, as mensagens vazadas mostram Deltan Dallagnol, coordenador do grupo, como destaque de um “evento secreto” para representantes de bancos e investidores do Brasil e do exterior. O encontro foi organizado pela XP Investimentos em junho de 2018. A empresa procurou tranquilizar Dallagnol assegurando que o bate-papo seria “privado, com compromisso de confidencialidade” e destacou que já havia feito um evento parecido com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux: “Não saiu nenhuma nota na imprensa”, garantiu a assessora da XP.

O coordenador e seus colegas discutiram, via Telegram, o potencial risco para suas imagens ao aparecerem lado a lado com banqueiros, mas acabaram decidindo que valia a pena. “Achamos que há risco sim, mas que o risco tá bem pago rs”, escreveu Dallagnol em um chat privado com seu colega na força-tarefa, o procurador Roberson Pozzobon, em fevereiro de 2018.

Confira:

Pozzobon pediu um tempo: “Mas de fato é nessa questão dos bancos que a coisa é mais sensível mesmo. Vamos conversar com calma depois”.

Dallagnol aceitou o convite e pediu que a XP conversasse com a agência que organiza os eventos pagos do procurador, a Star Palestras, que acabou coordenando a contratação.

Faturando alto
O Intercept já revelou, com base nos chats secretos da Lava Jato, que Deltan Dallagnol disse ter faturado quase R$ 400 mil com palestras e livros em 2018. Entre as empresas que pagaram pela presença do procurador, está uma investigada pela própria Lava Jato. No caso da XP, os diálogos vazados não deixam claro se a ida do procurador foi remunerada.

Um ano antes do encontro secreto com grandes investidores, Dallagnol já tinha dado uma palestra numa conferência da XP Investimentos. Ele recebeu R$ 33.250. O evento aconteceu quando as palestras do procurador já eram foco de muito escrutínio da imprensa e do próprio Ministério Público.

A preocupação, à época, era tanta que um assessor sugeriu que seria uma boa ideia barrar a imprensa dos eventos em São Paulo e no Rio.

A força-tarefa da Lava Jato não comentou o conteúdo da reportagem e enviou sua resposta padrão: “Não reconhece as mensagens que têm sido atribuídas a seus integrantes”, que “pautam sua conduta pela lei e pela ética”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?