metropoles.com

Ala da Câmara reclama por votação do Orçamento ficar para 2025

Avaliação feita é que é “um erro” deixar discussão para fevereiro, porque o engessamento prejudica o próprio Legislativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida mostra o Congresso, da visão do Palácio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o Congresso, da visão do Palácio do Planalto - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

A cúpula da Câmara dos Deputados vê como “um erro” deixar a votação do Orçamento de 2025 para fevereiro, depois da eleição das próximas Mesas Diretoras das duas Casas do Congresso. A decisão de adiar a votação foi anunciada pelo relator da Lei Orçamentária Anual (LOA), senador Angelo Coronel (PSD-BA), ainda na quinta-feira (19/12).

Nesta sexta (20/12), havia uma expectativa de que o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), dialogasse com o relator a fim de votar a proposta até sábado (21/12), antes do recesso parlamentar. Mas a votação ficará mesmo para fevereiro.

Na avaliação do entorno do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o adiamento da votação é prejudicial para os próprios parlamentares. Isso porque o engessamento do Orçamento impede a liberação de recursos, inclusive para deputados e senadores.

Como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já foi aprovada, o Executivo poderá começar 2025 usando a liberação mensal de 1/12 (um doze avos ou um duodécimo) do valor previsto para o custeio da máquina pública.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?