metropoles.com

Culto à natureza. Saiba mais sobre a Wicca, a religião das bruxas

União Wicca do Brasil quer quebrar o preconceito contra essa crença e explica as práticas do grupo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
iStock-515231774
1 de 1 iStock-515231774 - Foto: iStock

O culto à natureza em rituais sagrados faz parte das práticas da tradição Wicca, uma religião pagã que, na capital federal, está às voltas com um conflito entre seus seguidores. Em 3 de dezembro, o Metrópoles publicou a reportagem Bruxas de Brasília estão em guerra após relatos de orgias e extorsão, no qual adeptos relataram ter sofrido supostos abusos em um templo local. As acusações repercutiram no meio aos seguidores dessa crença e a União Wicca do Brasil (UWB) esclarece algumas questões sobre a religião.

“Em momento algum a Wicca ou seu corpo sacerdotal apregoam, incentivam ou fazem uso de quaisquer práticas que venham contra a moral, a dignidade humana, a violação de direitos ou as leis existentes no país em que se encontram”, diz OG Sperle, sumo sacerdote da religião e presidente da UWB.

A união explica que a Wicca é uma religião onde se celebra a vida em festivais sagrados chamados de Sabás. “Nestas celebrações, relembramos e vivenciamos os processos de transformação da Deusa e do Deus que se refletem na natureza”, afirma o religioso. “Na Wicca estimulamos o desenvolvimento pessoal e coletivo através de uma relação harmônica com o meio ambiente e a convivência pacífica entre as pessoas, pautadas no respeito à diversidade e ao indivíduo”, acrescenta.

Entidades repreendem ritos sexuais
Rituais que envolvem algumas prática sexuais, como as citadas na reportagem, não são considerados pela União Wicca como parte da religião. “Trata-se única e exclusivamente de práticas de cunho individual por parte de uma pessoa ou grupo, e não possuem nenhuma ligação com as práticas da Wicca enquanto religião, sendo inclusive repreendidas pela comunidade pagã nacional e internacional”, destaca OG.

A organização ressaltou a importância do combate à intolerância religiosa. “Interessados sobre a fé wiccana, antes de adentrarem num grupo, devem buscar informação. Há todo um trabalho de pessoas, grupos e instituições sérias empenhados em desconstruir preconceitos e explicar os fundamentos das religiões de matrizes pagãs”, esclarece o sacerdote.

A União Wicca do Brasil mantém um canal aberto na internet para orientar interessados em conhecer religiões de matrizes pagãs e dar apoio jurídico para aqueles que, de alguma forma, sentiram-se violados em seus direitos enquanto wiccanos, pagãos, neopagãos ou bruxos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?