Cuidados para se tomar em dias de chuva
Os dias de chuva requerem uma série de cuidados extras. Confira dicas para evitar maiores problemas em épocas de precipitação
atualizado
Compartilhar notícia
Os dias de chuva requerem uma série de cuidados extras. Como ainda estamos no período de precipitação, que vai de outubro a abril, o Metrópoles selecionou dicas, baseadas nas recomendações da Defesa Civil, para evitar maiores problemas nesta época do ano.
- Para começar, fuja de lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como tendas, barracos, celeiros e veículos sem capotas. Sem falar, é claro, das áreas abertas.
- Não permaneça em campos de futebol, estacionamentos, morros e topos de prédios. Fique longe de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas e trilhos. Piscina, nem pensar. E mais: nunca se abrigue embaixo de árvores isoladas.
- Em casa, preste atenção! Tire aparelhos da tomada e não use equipamentos ligados na rede elétrica, principalmente celulares. Se quiser desconectá-los, esteja com um calçado de borracha e nada de estar molhado!
- Se o nível da água subir durante as chuvas, procure um local seguro e abrigue-se. Nunca use eletricidade em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.
- Evite pontos conhecidos de alagamento na cidade!
- Caso esteja dentro de um carro, algumas medidas podem te ajudar. Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular.
- Se estiver em um engarrafamento, mantenha maior distância do veículo da frente, além de evitar freadas ou mudanças bruscas. O acúmulo de água na pista pode provocar aquaplanagem e o condutor perder o controle do carro.
- O trecho alagou? Verifique a altura da água. Até metade da roda, você tem condição de dirigir. Acima disso, cuidado. O carro pode ter uma pane mecânica. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar. Se estiver subindo muito, é melhor deixar o local.
- Evite contaminações! Nunca deixe crianças nadar ou brincar na água das enchentes. Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos.
- E não se esqueça: em caso de emergência, é possível pedir ajuda pelo telefone 193.