metropoles.com

Cruzeiros tiveram 798 novos casos de Covid em 9 dias, diz Anvisa

No total, 829 casos foram confirmados de 1º de novembro a 3 de janeiro. Desse número, 60% dos infectados eram tripulantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PMM/Divulgação
cruzeiro-navio-768×513
1 de 1 cruzeiro-navio-768×513 - Foto: PMM/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nessa segunda-feira (3/1) que foram confirmados 829 casos de Covid-19 entre tripulantes e passageiros das cinco embarcações que operaram no Brasil de 1º de novembro a 3 de janeiro. Do total, 798 registros ocorreram nos últimos nove dias, de 26/12 a 3/1.

O dado representa aumento de 25 vezes em relação ao número de infecções confirmadas nos primeiros 55 dias da temporada, quando apenas 31 casos foram detectados. Essas informações, segundo a Anvisa, reforçam a Nota Técnica expedida pelo órgão na última sexta-feira (31/12), na qual recomendou a suspensão imediata da temporada de navios de cruzeiro no país ao Ministério da Saúde.

A Anvisa ainda chama a atenção para o alto número de tripulantes infectados: 60% do total. Isso ocorre pelo fato de serem viajantes que passam um período maior de permanência dentro das embarcações, o que aponta maior grau de risco à condição sanitária dos navios.

A nota afirma que, em reunião feita nessa segunda com representantes do Ministério da Saúde, estados e municípios apoiaram de forma unânime a posição da instituição pela suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.

O governo federal acatou recomendação da Anvisa horas depois da publicação da nota e suspendeu a temporada de cruzeiros turísticos no país até o dia 21 de janeiro.

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) também anunciou, na segunda, que as companhias suspenderão voluntariamente as operações de transatlânticos de turismo nos portos brasileiros até a mesma data.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?