metropoles.com

Crise na Apex: diretores põem porta que limita acesso de presidente

A decisão pegou Mário Vilalva de surpresa, que vai pedir explicação aos executivos. Disputa pode impedir participação do Brasil em Cannes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
apex_brasil2
1 de 1 apex_brasil2 - Foto: Divulgação

A crise na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) se intensificou nos últimos dias. A disputa de poder entre os executivos levou à instalação de portas de controle que impedem até a entrada do presidente, Mário Vilalva, na ala onde estão os diretores de Gestão Corporativa, Márcio Coimbra, e de Negócios, Letícia Catelani.

O presidente disse que foi surpreendido com a medida e vai pedir explicação aos dois diretores. Recentemente, Vilalva, ligado ao grupo dos militares do governo, publicou uma portaria para diminuir o poder e as atribuições de Coimbra e Catelani, que mantêm relação próxima com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

A disputa na Apex pode até mesmo comprometer a participação do Brasil no Festival de Cannes, a ser realizado em junho. Até agora, não há nem mesmo definição sobre se a agência vai ao evento, o mais importante na área de publicidade e propaganda no mundo.

A participação brasileira em Cannes era parte de um convênio firmado entre a Apex-Brasil e o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp). Esse convênio, de acordo com a Apex, não foi renovado por decisão da diretora de Negócios, Letícia Catelani.

Nos últimos anos, a Apex fez uma série de ações no Festival de Cannes, levando empresas e promovendo a publicidade brasileira. As contratações e preparações para o evento começavam meses antes. A Apex chegou a ganhar prêmios em Cannes, no ano passado, por uma campanha feita para o Festival de 2017.

A presidência da Apex defende a presença em Cannes nos mesmos moldes dos anos anteriores, mas o assunto é uma decisão da diretoria de Letícia.

Ao Estado, a Apex informou que “a diretora de Negócios da Apex-Brasil se encontra em viagem e poderá prestar mais esclarecimentos sobre o assunto em seu regresso”. Letícia Catelani fez parte da comitiva presidencial a Israel, que retornou nesta quarta à noite ao Brasil. Interlocutores da diretora afirmam que o processo técnico de escolha será realizado sem interferência de qualquer “viés ideológico”.

Nomeações
O presidente da Apex, Mário Vilalva, encaminhou nesta quarta uma nota ao Estado na qual afirma que as informações sobre disputa interna na agência são “ilações indevidas e equivocadas”. No caso das indicações para a diretoria de Letícia Catelani, a presidência “solicitou e aguarda informações sobre a motivação da criação dessas áreas, antes de nomear seus titulares”. (Com Agência Estado e informações de O Globo)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?