metropoles.com

Crise com Musk escala nos Três Poderes e complica regulação de redes

Nos últimos dias, Elon Musk criticou as restrições da Justiça Brasileira contra usuários do X, ameaçou descumpri-las e criticou Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Elon Musk e Brasil -- Metrópoles
1 de 1 Elon Musk e Brasil -- Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

O embate entre Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), e o Judiciário brasileiro, principalmente na figura do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, segue esquentando e influenciando o debate sobre a regulação das redes sociais no Brasil. Numa escalada da tensão, a crise ganhou até  declaração, ainda que indireta, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A crise vem se desenrolando desde sábado (7/4), após Musk começar a reclamar publicamente do que considera censura a sua empresa no Brasil e ameaçar descumprir as determinações do STF, além de pedir o impeachment de Moraes. Em resposta, o magistrado incluiu o nome do empresário no inquérito que investiga supostas milícias digitais e disse que “as redes sociais não são terra sem leis”.

Desde lá, o embate foi regado por diversas críticas do bilionário endereçadas a Moraes e à Suprema Corte. Musk chamou o ministro do STF de “ditador brutal” e afirmou que ele tem Lula “na coleira”.

Em meio a essa crise com Musk e numa vitória da oposição ao governo Lula, a Câmara dos Deputados decidiu, após reunião de líderes dos partidos, criar um grupo de trabalho para debater um novo projeto de lei (PL) visando regulamentar as redes sociais.

O presidente da Casa, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), já tinha mostrado não ter pressa em pautar o PL nº 2630/2020, mais conhecido como PL das Fake News. Isso porque, segundo aliados, Lira entende que o texto teria perdido a condição de gerar qualquer tipo de consenso.

6 imagens
Elon Musk vem tendo uma série de embates com o ministro Alexandre de Moraes, do STF
Elon Musk
Bilionário Elon Musk
Elon Musk mudou a identidade visual do Twitter e criou o "X"
1 de 6

O ministro do STF Alexandre de Moraes bloqueou a rede X, de Elon Musk, o que aumentou discussão sobre regulação das redes.

Arte/Metrópoles
2 de 6

Elon Musk vem tendo uma série de embates com o ministro Alexandre de Moraes, do STF

Igo Estrela/Metrópoles, Trevor Cokley/U.S. Department of Defense
3 de 6

Elon Musk

Getty Images
4 de 6

Bilionário Elon Musk

Win McNamee/Getty Image
5 de 6

Arte/Metrópoles
6 de 6

Elon Musk mudou a identidade visual do Twitter e criou o "X"

Yui Mok/PA Images via Getty Images

Novas movimentações

Mesmo com Musk no campo das ameaças, Moraes segue tomando decisões contra o empresário e a rede social dele. A mais recente ocorreu, nessa terça-feira (9/4), quando o ministro negou a solicitação do X no Brasil para transferir a responsabilidade das decisões judiciais ao X internacional. Na decisão, ele ressaltou que o pedido “beira a litigância de má-fé”.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também se manifestou após a escalada do embate entre Musk e Moraes. O órgão afirmou que é necessário que os representantes legais do X no Brasil expliquem as condutas do CEO da rede social.

A PGR disse ao Supremo ser “pertinente que os representantes legais da rede X no Brasil sejam ouvidos para esclarecer se Elon Musk detém, nos termos dos estatutos da empresa, atribuição para determinar a publicação de postagens na rede referida e se o fez, efetivamente, com relação a perfis vedados por determinação judicial brasileira em vigor”, diz trecho de manifestação assinada por Paulo Gonet.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?