metropoles.com

Criminosos usam fintech Voluti para dar golpes em passagens da Latam

Link divulgado nas redes sociais oferece descontos na compra via Pix de passagens da Latam. “Nunca foi emitida”, relata vítima do golpe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
imagem colorida de promoção falsa da latam
1 de 1 imagem colorida de promoção falsa da latam - Foto: Arte/Metrópoles

A Black Friday deu vazão para um novo golpe na praça. Criminosos estão utilizando um link da plataforma de pagamentos Voluti para oferecer descontos falsos na compra de passagens aéreas da Latam. A publicidade do desconto circulou nas redes sociais, nos últimos dias, com ofertas de até 70%.

Conforme os relatos das vítimas, o link utilizado pelos golpistas direciona o cliente para a escolha das passagens e, em seguida, oferece 15% a mais de desconto se o pagamento for feito via Pix. É nessa hora que o golpe é efetivado. Ao fazerem a transferência do valor utilizando um suposto link da Voluti, as pessoas descobrem que a passagem não é emitida.

O caso já gerou reclamações no site Reclame Aqui: “Recebi no Instagram uma suposta promoção de Black Friday da Latam, com passagens com 70% de desconto. Escolhi minhas passagens e apareceu uma oferta adicional de 15% de desconto pagando no Pix. Paguei usando um link da Voluti. A passagem nunca foi emitida”.

Em um dos anúncios da promoção falsa (imagem em destaque), os golpistas divulgaram o seguinte: “Madruga Latam. Últimas 3 horas de promoção. Passagens a partir de R$ 122 durante toda a madrugada”.

No Brasil todo

O golpe fez vítimas em várias partes do Brasil. Além de registros no Distrito Federal, as dezenas de reclamações no Reclame Aqui são de cidades como: Rio de Janeiro (RJ), Cotia (SP), João Monlevade (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Marechal Deodoro (AL), Capivari de Baixo (SC), entre outras. Os relatos repetem, basicamente, o mesmo trâmite do golpe.

“Quero as passagens compradas para usá-las na viagem de destino ou o meu dinheiro de volta, pois isso está me soando como golpe. Me sinto lesada, totalmente indignada, pois ambas as empresas frustraram o meu sonho de ir a Porto Seguro (BA) passar o Natal”, expressou a vítima de Cotia.

O outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a Latam e a Voluti, empresas citadas no caso. Até o momento, a Latam não enviou um posicionamento. O espaço segue aberto.

A Voluti não retornou até a publicação da reportagem, mas, em resposta ao relato de uma vítima do golpe no Reclame Aqui, a empresa explicou que é uma instituição de pagamentos que fornece infraestrutura tecnológica por meio de APIs para o desenvolvimento de soluções financeiras e que, por isso, atende, exclusivamente, clientes pessoa jurídica, não mantendo relação direta com o cliente final.

“Esclarecemos, portanto, que não oferecemos nenhum serviço de site de vendas ou cobranças. Além disso, ressaltamos que a Voluti não exerce controle sobre como nossos clientes utilizam a infraestrutura e os serviços disponibilizados, limitando-se a fornecer a tecnologia de suporte para suas operações”, diz o texto da empresa.

A Voluti orienta, nesse caso, que o cliente lesado verifique no comprovante da transação os dados da empresa intermediadora. O nome e o CNPJ informados podem ajudar a identificar a responsável pela geração do pagamento e o recebimento do valor.

Como se prevenir de golpes na internet

O risco de golpes no ambiente digital é algo constante, e isso requer cuidados. O próprio site da Latam apresenta algumas orientações. Redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas estão entre os meios mais comuns de atuação de golpistas que se passam pela companhia aérea.

Em geral, eles simulam ofertas por meio de contas que fingem ser representantes da Latam. A empresa esclarece, no entanto, que “não solicita transferências ou depósitos em contas bancárias de terceiros ou códigos de cartão de crédito ou débito”. A dica, nesse caso, é sempre conferir se o símbolo de verificação e autenticidade aparecem no perfil.

Outro cuidado necessário é quanto à atuação de sites falsos. “Verifique se a URL do site começa com https:// e se a janela do navegador exibe um cadeado fechado. Toda compra feita em nosso site será comprovada por uma nota fiscal emitida em nome do comprador e enviada para o endereço de e-mail fornecido pelo usuário”, orienta a Latam.

Confira abaixo algumas dicas da companhia:

– Não compartilhe informações confidenciais com terceiros. Lembre-se de que os representantes da Latam não vão solicitar suas senhas de Latam Pass ou detalhes de cartão de crédito/débito fora dos canais protegidos;

– Preste atenção aos links, e-mails e mensagens de texto. Se eles solicitarem qualquer ação ou contiverem erros ortográficos ou de coerência, pode ser um possível golpe;

– Os domínios corporativos da Latam são: lan.com, tam.com.br, latam.com, latamairlines.com, pontosmultiplus.com.br

– Não forneça informações como senhas e dados bancários por telefone;

– A Latam costuma pedir, somente, que os clientes digitem a senha de quatro dígitos da Central de Atendimento para validar as transações telefônicas;

– Ignore ligações de números que parecem suspeitos;

– Não acesse os links enviados por mensagem de texto;

– Não responda mensagens de texto de números desconhecidos;

– Mesmo que você receba uma mensagem de texto de alguém que você conheça, verifique se ele pretendia lhe enviar a mensagem, pois seu amigo também pode ter caído em um desses golpes;

– Mensagens fraudulentas costumam pedir que a pessoa ligue para um número de telefone para resolver um problema ou para dar mais informações sobre um tópico de interesse. Nunca ligue para esses números.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?