Crianças internadas no HMAP recebem acompanhamento de odontopediatria
Serviço de higiene bucal já era oferecido em casos urgentes e foi ampliado para todas as crianças do HMAP, em Aparecida de Goiânia (GO)
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – As crianças internadas no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), na Região Metropolitana da capital goiana, contam agora com um novo serviço de acompanhamento odontológico especializado de odontopediatria.
O local, gerido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, já oferecia assistência em casos urgentes, mas passou a incorporar cuidados preventivos aos atendimentos. A expectativa é que a iniciativa, que ocorre uma vez por semana, ajude a reduzir complicações odontológicas, além de proporcionar prevenção e educação sobre saúde bucal durante o período de tratamento médico.
A cirurgiã dentista Camila Silveira, especialista em odontologia hospitalar que lidera o serviço no HMAP, explica que a saúde bucal interfere diretamente na saúde do corpo e a ausência de cuidados na região pode causar doenças e até mesmo agravar uma condição preexistente.
Segundo ela, as bactérias da boca e as toxinas produzidas por elas podem atingir vários órgãos. “Já tivemos casos de crianças com sepse de foco bucal, ou seja, uma doença grave por causa de bactérias na boca. Foi preciso sedar e tratar 12 dentes desse paciente”, conta a especialista.
O objetivo da presença do odontopediatra é não apenas tratar problemas odontológicos emergenciais, mas também promover a saúde bucal desde cedo com orientação às famílias.
Sobre o HMAP
Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia, o Iris Rezende Machado (HMAP) foi inaugurado em dezembro de 2018 e é o maior do estado feito por uma prefeitura. Administrado pelo Einstein desde junho de 2022, foi construído numa área superior a 17 mil metros quadrados, onde atua com mais de 1.100 colaboradores para o atendimento de casos de alta complexidade, incluindo hemodinâmica e cirurgia bariátrica, além de várias especialidades cirúrgicas e diagnósticas. A estrutura contempla 10 salas de cirurgia e 235 leitos operacionais, sendo 10 de UTI pediátrica, 39 de UTI adulto, 31 de enfermaria pediátrica, e 155 leitos de clínica médica/cirúrgica.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia