metropoles.com

Crianças deixadas sozinhas em casa por 7 dias relatam tortura em Goiás

As cinco crianças têm entre 2 meses e 5 anos. Duas delas, gêmeas, disseram à polícia que foram abusadas pelo ex-namorado da mãe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Polícia Civil
goias criancas abandonadas
1 de 1 goias criancas abandonadas - Foto: Divulgação/Polícia Civil

GoiâniaCinco crianças foram resgatas em condições de desidratação, após ficarem sozinhas em casa por uma semana, no município de São João da D’Aliança, no norte goiano. A mãe delas, de 26 anos, foi presa por abandono. Segundo informações da Polícia Civil de Goiás, as crianças têm entre 2 meses e 5 anos. As gêmeas, de 5 anos, relataram à corporação que foram abusadas sexualmente e torturadas pelo ex-namorado da mãe. 

De acordo com a delegada Bárbara Buttini, a investigação do caso começou em dezembro de 2020, depois que vizinhos denunciaram a situação, pois ouviam choros constantes dos menores, que foram encontrados em situação precária.

Elas [as crianças] estavam jogadas em uma situação de total abandono, sem banho e com comida podre. A recém-nascida estava tão desidratada que não tinha lágrimas para chorar”, afirmou a responsável pelo caso ao portal G1.

A mãe dos menores foi presa na última quarta-feira (9/6), e a internação do menor, ex-namorado dela, foi requerida, no entanto, segundo a polícia, ele fugiu para o Tocantins. Conforme apuração da corporação, o pai das crianças está preso em Brasília por roubo.

A mulher, que foi encaminhada para a Unidade Prisional de Formosa, tem passagem criminal por tráfico de drogas e é conhecida no município pelos crimes. Outros dois irmãos dela também estão detidos em Alto Paraíso, pelo mesmo delito. Ela pode ser indiciada por abandona de incapaz, com agravamento por ser a mãe das crianças, além de responder por tentativa de homicídio na forma de omissa imprópria, abandono material e ameaça.

goias presa mulher abandono criancas
De acordo com a polícia, a mãe das crianças é conhecida pelos crimes que pratica no município onde mora
 Abuso

O abuso sexual contra as crianças só foi descoberto, em janeiro deste anos, depois que a gêmeas contaram para a avó paterna que o ex-namorado da mãe “passava a mão” nelas. Segundo a delegada, as meninas foram levadas à uma psicóloga  especializada, que também descobriu a situação de tortura. O homem afogou uma das garotas em uma caixa d’água e queimou o pé dela.

“Ela [a mãe] ameaçou a avó delas, disse que poderia ser presa de novo, mas que iria matá-la. As meninas são loucas nela, até chamam de mãe”, explicou a Bárbara, ao dizer que a guarda das crianças foi concedida a avó, que chegou a titubear sobre a tutela por receio da reação da mãe.

Negativa

Ainda de acordo com a Polícia Civil, mesmo com as provas apuradas, a mãe negou as acusações. Em relação ao abuso sexual, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) disse que a mulher tentou coagir as crianças a esconder o caso.

“Ela negou tudo, mas a gente acabou de receber relatório do Creas que mostra que ela ligou para as filhas e pediu para não falarem do menor para o pai, que tinha saído da cadeia na época. Ela bateria se elas falassem”, pontuou a delegada.

Bárbara Buttini contou que entre as coisas que chamaram a atenção dela está o desvio do dinheiro do Bolsa Família, que seria destinado às crianças. Apesar de não saber o valor que a família recebia, o dinheiro não era utilizada da forma devida. “O Conselho Tutelar realizava visitas semanais e ela sempre falava que não tinha dinheiro, mas eles viam sacolas com cerveja e sabiam do uso de drogas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?